Portal da Cidade Brumadinho

PÁGINAS DE DOR

Sete anos após tragédia em Brumadinho, mãe lança livro sobre luto e memória

Livro conta trajetória da autora após perder os filhos e a nora grávida no rompimento da barragem

Publicado em 04/08/2026 às 13:15

Helena Taliberti publicará “Tentam nos enterrar, não sabem que somos sementes” (Foto: Divulgação)

Sete anos depois do rompimento da barragem em Brumadinho, que tirou a vida de seus dois filhos e de sua nora grávida do primeiro neto, a economista Helena Taliberti apresenta ao público sua história de enfrentamento, lembrança e reconstrução por meio da literatura.

No livro “Tentam nos enterrar, não sabem que somos sementes”, publicado pela Editora Ofício da Palavra, Helena reúne reflexões sobre a experiência do luto e transforma sua vivência em um relato marcado pelo amor, pela memória e pela busca de novos significados após a perda. 

Na publicação, a autora descreve a intensidade da ausência provocada pela tragédia e também a permanência dos vínculos construídos ao longo da vida. Para Helena, a dor da perda convive com a força das lembranças e com a dimensão do amor que permanece mesmo após a partida.

Mais do que uma autobiografia, o livro também aborda o impacto das perdas traumáticas e reforça a importância da memória para evitar que acontecimentos semelhantes voltem a ocorrer. A obra apresenta o luto e o amor como experiências profundamente ligadas, revelando como a saudade também representa a dimensão daquilo que foi vivido.

O lançamento da obra em São Paulo acontece no dia 17 de agosto, às 19h, na Livraria da Vila da Vila Madalena, localizada na Rua Fradique Coutinho, 915.

Fonte: André Vince

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp