Portal da Cidade Brumadinho

NOVIDADES

Três exposições estreiam neste sábado no Instituto Inhotim, em Brumadinho

Grada Kilomba, “Ensaios sobre paisagem” e Paulo Nazareth serão abertos ao público

Publicado em 11/04/2024 às 14:15

“O Barco” (2021) será aberto neste sábado, 13 de abril (Foto: Inhotim)

Três exposições estreiam neste sábado, 13 de abril, no Instituto Inhotim, em Brumadinho. Grada Kilomba, “Ensaios sobre paisagem” e Paulo Nazareth serão abertos ao público.

Grada Kilomba chega ao Inhotim com a obra “O Barco”, de 2021. A artista levanta, em sua produção, questões sobre conhecimento, poder e violência, além de lidar com os conceitos de memória, trauma e repetição, consciente e inconsciente. Em um trabalho minucioso em todas as etapas, esta edição da obra, inédita no Brasil, foi produzida no Inhotim.


Já a exposição coletiva “Ensaios sobre paisagem” estreia na da Galeria Lago reunindo trabalhos de quatro artistas contemporâneos, entre eles Ana Cláudia Almeida. Com uma produção que examina a linguagem pictórica e o desenho, Ana Cláudia repensa as ideias de natureza, bem como os significados de artificialidade e normatividade. Sua pintura experimenta elementos como o tempo, a ação e a própria paisagem.


Por fim, a nova exposição de Paulo Nazareth chega a Inhotim tendo a Galeria Praça como ponto de partida. A exposição conta com releituras e novos arranjos de obras, que se expandem pelo museu, ocupando diferentes pontos do Inhotim. O artista tem o deslocamento como lugar desejado, fazendo do processo o centro da prática. Em “Esconjuro”, essa dinâmica se dá tanto em relação ao espaço quanto ao tempo, assumindo diferentes configurações ao longo dos meses.


Fonte:

Deixe seu comentário