Portal da Cidade Brumadinho

NOVIDADE

Uemg cria programa de bolsas para estudantes de comunidades tradicionais

Comunidades quilombolas e indígenas que vivem em Brumadinho podem ser beneficiadas

Publicado em 25/04/2024 às 13:15
Atualizado em

Iniciativa busca corrigir desigualdades históricas e estruturais (Foto: Uemg)

O da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) aprovou a criação do Programa de Bolsa para Povos e Comunidades Tradicionais (PROPCT's).

O PROPCT's tem, como objetivo, corrigir desigualdades históricas e estruturais, ao oferecer oportunidades equitativas de acesso à educação superior para grupos historicamente marginalizados, como povos indígenas e quilombolas. Com isso, comunidades quilombolas e indígenas que vivem em Brumadinho podem ser beneficiadas.

A ideia é que o suporte financeiro ajude os estudantes a mitigarem as dificuldades socioeconômicas, culturais e estruturais que enfrentam durante a realização dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação stricto sensu, com carga horária média superior ou igual a quatro horas diárias ou 20 semanais.

As bolsas são cumulativas, de R$ 1.400 mensais e vão ser oferecidas de forma proporcional à quantidade de estudantes inscritos no programa, em todas as unidades acadêmicas. Elas vão ser custeadas através de recursos provenientes de emendas parlamentares, concedidas de forma específica para o PROPCT's.

"A formação acadêmica desses estudantes pode ter um impacto positivo em suas comunidades de origem, ao gerar profissionais capacitados e engajados em contribuir para o desenvolvimento local e para a promoção de mudanças sociais", afirma o pró-reitor de Extensão da Uemg, Moacyr Laterza Filho.

Fonte:

Deixe seu comentário