Portal da Cidade Brumadinho

Exposição

"Brumadinho de Braços Abertos" chega ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Mostra divulga atrativos da cidade mineira, que reúne belezas naturais, construções históricas e o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo

Publicado em 28/04/2023 às 15:30
Atualizado em

Belíssimas paisagens e cachoeiras, monumentos históricos, um Parque Estadual de rica biodiversidade e um grande museu de arte contemporânea reconhecido internacionalmente. O município de Brumadinho (MG), que reúne todos esses atrativos, revela as suas riquezas na exposição Brumadinho de Braços Abertos.

Inspirada em livro homônimo lançado em 2022, a mostra chega ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 1º de maio, reunindo grandes painéis com imagens da cidade, captadas pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, também responsável pelas fotos do acervo e das obras de seu avô, Oscar Niemeyer. A exposição, que será inaugurada ao meio-dia, conta ainda com fotografias do arquivo da prefeitura de Brumadinho.

O objetivo é divulgar as riquezas culturais e naturais do município e impulsionar o turismo na região, que se recupera após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019.

Para o fotógrafo Kadu Niemeyer, foi uma “grande surpresa poder encontrar e registrar esse universo natural e histórico. Uma cidade com belos monumentos, o Parque do Rola Moça, o museu Inhotim, essas maravilhas todas que conseguimos fotografar. Essa exposição mostra que Brumadinho continua linda e à espera de todos”.

Os 50 painéis da exposição registram a exuberante natureza local, destacam os conjuntos paisagísticos considerados patrimônio histórico, as construções seculares, as manifestações culturais, os espaços para a prática de esportes radicais e a atividade de mineração.

Essas imagens estão circulando pelo país para mostrar a vocação turística do município. A mostra já passou por Belo Horizonte (Aeroporto de Confins), Brumadinho, Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont), Brasília (Congresso Nacional) e ainda neste semestre será exibida em Salvador e Porto Alegre.

Brumadinho de Braços Abertos é realizada pela Eshow, em parceria com a prefeitura de Brumadinho e com o Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, formado pela Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão), Defensoria Pública da União, Ministério Público do Trabalho Minas Gerais e TRT – 3ª Região Minas Gerais.

Segundo a presidente da Avabrum, Alexandra Andrade Gonçalves Costa, o evento é importante para divulgar Brumadinho para os turistas, que muitas vezes não conhecem todo o potencial do município. “Temos muitas belezas naturais, culturais, pousadas, eventos gastronômicos. Brumadinho tem várias cachoeiras, trilhas, locais para voo livre, corrida, caminhada. Precisamos alavancar esse potencial, saindo da minério-dependência”, explica.

Alexandra Costa acredita que a exposição também ajuda a divulgar a luta da Avabrum por “justiça, encontro, memória e não repetição. Durante a mostra em São Paulo, parentes das vítimas do rompimento da barragem da Vale vão distribuir folders sobre a cidade e também sobre a nossa luta na Associação”, conta.

Atrativos

Fundado em 1938, o município de Brumadinho, com população estimada em 41 mil habitantes, pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. O nome da cidade, antes distrito de Brumado do Paraopeba, tem origem na palavra bruma, que significa nevoeiro, nebulosidade, muito comum em regiōes montanhosas.

Fica na cidade o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, que recebe anualmente turistas de todas as partes do planeta. Arte e natureza estão juntas ao longo dos 140 hectares de visitação, que reúnem cerca de 700 obras de artistas de vários países, em meio a um Jardim Botânico de mais 4,3 mil espécies raras de todos os continentes. O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, de rica biodiversidade, com trilhas em que se pode contemplar espécies do Cerrado e da Mata Atlântica, também tem parte de sua área em Brumadinho.

As serras, cachoeiras e a natureza exuberante da região estimulam o ecoturismo. No distrito de Casa Branca, é possível encontrar uma boa estrutura de pousadas e gastronomia diversificada, inclusive em eventos que já se tornaram tradicionais, como o Brumadinho Gourmet.

Outro local pitoresco e cheio de história é Piedade do Paraopeba, ao pé da Serra da Moeda. A vila setecentista é um dos povoados mais antigos de Minas, com igrejas como a Matriz Nossa Senhora da Piedade, datada de 1713, uma das mais antigas de Minas, além de casarões coloniais e muita tranquilidade.

Entre outras atrações históricas de Brumadinho estão a Fazenda dos Martins, construção do final do século XVIII, tombada pelo patrimônio histórico estadual, o Sítio Histórico Quilombo de Sapé, que mantém vivas as tradições afro-brasileiras, e o Forte de Brumadinho, ruínas de pedras com elementos arquitetônicos do século XVIII.


Fonte:

Deixe seu comentário