Portal da Cidade Brumadinho

FERIADO

Confira destinos para viajar na Semana Santa aqui na região

Tradicionais festas religiosas de Minas atraem milhares de turistas todos os anos, mas feriado também é boa oportunidade para relaxar em meio à natureza

Publicado em 03/04/2023 às 16:30
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)

Crianças vestidas de anjinhos, tapetes ornamentais, senhorinhas segurando velas enquanto sobem ladeiras e entoam cânticos antigos... Minas é de se emocionar quando o assunto são as festas tradicionais da Semana Santa. O feriado religioso, que vai do dia 7, Sexta-feira da Paixão, até dia 9, Domingo de Páscoa, atrai turistas de todo o Brasil.

Cidades históricas como Sabará, Ouro Preto, Mariana, São João del Rey, Tiradentes e Congonhas têm extensa programação de encenações e cerimônias tradicionais para a data.

E quem não é das tradições religiosas, também pode aproveitar o feriado da Semana Santa para dar o respiro que precisava para começar o mês já descansado, cheio de energia para encarar a rotina. Uma boa pedida é dar um pulo em cidadezinhas próximas, que são refúgios verdes com farta oferta de cachoeiras. Confira:

Para conferir a programação religiosa:

Sabará

Do ladinho de Belo Horizonte, a 20 quilômetros, Sabará é famosa por sua procissão de penitência, na sexta-feira. Há mais de 200 anos, fiéis são despertados aos sons das matracas. Eles caminham, subindo ladeiras, do centro histórico até a Capela do Senhor Bom Jesus, do século XVIII. A encenação da Paixão de Cristo e a celebração do Domingo de Páscoa ao som da banda centenária Santa Cecília são outros destaques da cidade. Programação completa em https://semanasanta.sabara.mg.gov.br/.

Ouro Preto e Mariana

Ao visitante, Ouro Preto reserva as celebrações religiosas atreladas a sua beleza arquitetônica. Um dos pontos altos da festa é a confecção dos tapetes de serragens pelos moradores. Os turistas também são convidados a participar. Música sacra e encenações nas escadarias das igrejas centenárias completam o pacote da Semana Santa. Quem visita a cidade histórica, a apenas 96 quilômetros de Belo Horizonte, pode dar um pulo também na vizinha Mariana. A Catedral da Sé voltará a receber celebrações, depois de ficar fechada por oito anos para reformas. Programação completa em ouropreto.mg.gov.br e arqmariana.com.br/.

Tiradentes e São João del Rei

A histórica Tiradentes, além de seu charme e das festas religiosas, é ainda destino certo para amantes da gastronomia. As celebrações da Semana Santa contam com tapetes de serragem e procissões saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio. As ruas e janelas por onde os fiéis passam são cuidadosamente enfeitadas pelos moradores. Vale fazer a viagem de 40 minutos na Maria Fumaça até São João del Rei, onde um dos momentos mais procurados pelos fiéis é o Ofício das Trevas, realizado na quarta-feira. Programação em instagram.com/paroquiadetiradentesoficial/ e diocesedesaojoaodelrei.com.br. 

Para relaxar em meio à natureza:

Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça, a 122 quilômetro de BH, é aquela opção ideal para quem quer ficar em meio a natureza, mas também não abre mão de acompanhar a programação religiosa, que é extensa. A paisagem de montanhas, cachoeiras e rica fauna e flora emolduram as atrações arquitetônicas. O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Há trilhas diversas, com poços para nadar e um celebrado“encontro” noturno com o lobo-guará. Programação em instagram.com/p/Cp-TtXgOdVO/.

Serra do Cipó

Do ladinho de BH, Serra do Cipó conta com mais de 60 quedas d’água, como a cachoeira Grande, com 10 metros de altura . Se o calor continuar, é a pedida certa para uma viagem em grupo com os amigos. O parque homônimo conta com trilhas diversas para quem gosta de longas caminhadas ou pedaladas. Para os mais preguiçosos, que só querem tomar uma cerveja gelada à beira do rio, há atrativos de fácil acesso onde é permitido ir com o carro bem próximo da entrada. Algumas cachoeiras cobram taxa de visitantes. Verifique anteriormente.

Serra dos Alves

Para fugir de multidões, uma alternativa é o distrito itabirano de Serra dos Alves, a 100 km de Belo Horizonte. O lugarejo é rústico e prima pela calmaria. Entre as atrações estão o cânion e a cachoeira do Marques (3 km), além das cachoeiras da Coca Cola (3 km), do Bongue (7 km), dos cristais (5 km). A 20 km da Serra está o Morro Redondo, mirante natural com 1.200 m. O lugar é ideal para meditar e contemplar o pôr do sol. O povoado é pequeno e é importante garantir a hospedagem com antecedência. 

Fonte:

Deixe seu comentário