Portal da Cidade Brumadinho

TURISMO

MG promove imersão de quatro dias em rota turística que inclui Brumadinho

Experiência busca ressaltar o patrimônio histórico e cultural de diversos municípios

Publicado em 09/05/2024 às 16:00

Ação com jornalistas busca mostrar Minas como potência turística (Foto: Divulgação)

A partir desta quinta-feira, 09 de maio, o Governo de Minas promove uma imersão marcada por experiências turísticas e gastronômicas em duas rotas do Estado: a recém-lançada Rota das Artes, que inclui Brumadinho, e a Rota do Queijo e do Azeite, no Sul de Minas.

Até domingo, 12, jornalistas e influenciadores mineiros e de outros estados vão conhecer as riquezas culturais existentes em roteiros especialmente preparados para as ambas as ações, que integram o programa Mais Turistas. O objetivo é reforçar Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país e ressaltar a cultura mineira como potência econômica e geradora de emprego e renda.

O tour Rota das Artes

Um tour pelo Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, será o pontapé inicial para a jornada pela Rota das Artes. Em seguida, o grupo parte para Congonhas, local da atividade “Experiência Modos Operantes de Aleijadinho”. Na cidade da região Central do Estado está localizado o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, considerado uma das obras-primas do barroco mundial e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

De lá, a imersão na Rota das Artes segue com visitas e atividades em Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana, cidades que, a exemplo de Congonhas, integram o Circuito do Ouro e reúnem riquezas do patrimônio histórico nacional. Experiências gastronômicas tendo os pratos típicos da cozinha mineira como protagonistas farão parte de todo o roteiro.

Maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, Inhotim, em Brumadinho, é o destaque da programação de sábado. No dia seguinte, no último da jornada pela Rota das Artes, o roteiro também prevê uma parada em Igarapé antes do retorno a BH.

A Rota das Artes foi lançada no Minas Travel Market (MTM), evento realizado na capital mineira, no fim de abril, e irá impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nas regiões atravessadas pelo projeto.

O roteiro abrange oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. As cidades estão divididas em três destinos: Circuito Liberdade, Destino Veredas e Circuito do Ouro.

Fonte:

Deixe seu comentário