Portal da Cidade Brumadinho

ATIVIDADE TURÍSTICA

Turismo em Brumadinho terá destaque na ABAV 2023, no Rio de Janeiro

Será apresentado o novo momento do setor turístico com investimentos e parcerias inovadoras

Publicado em 26/09/2023 às 15:00

Investimento de R$ 400 milhões no Inhotim será um dos destaques (Foto: Inhotim)

O novo momento do setor turístico de Brumadinho será um dos destaques da ABAV Expo 2023, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro.

A cidade conta hoje com uma oferta turística atrativa e estruturada, capaz de atrair visitantes. Além de abrigar o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, Brumadinho conta com atrativos em meio à natureza, arte e gastronomia.

Um dos destaques da apresentação no Rio de Janeiro será o investimento de R$ 400 milhões no Inhotim permitindo a ampliação da programação e da atuação do instituto. “Essa parceria inédita fortalece Inhotim como uma instituição viva, dinâmica e relevante na contemporaneidade. Com os recursos, poderemos manter um colecionismo ativo e ampliar nossa programação artística e cultural, além de expandir nossos projetos socioeducativos”, declara Lucas Pessôa, diretor-presidente do Inhotim.

Outra novidade é a parceria recém firmada entre o Inhotim e o catálogo Céu de Montanhas – uma coletânea de experiências turísticas desenvolvida pela Vale com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e da especialista em turismo de experiência Miriam Rocha. A partir de agora, quem acessar o site do instituto, encontrará um amplo cardápio de vivências rurais, gastronômicas, artísticas e bem-estar disponíveis na região.

Essa parceria entre o Inhotim e o Céu de Montanhas, que possibilita a apresentação de opções mais diversificadas para o visitante do Inhotim e de Brumadinho, pode ser acessada no site do Instituto, no link “visite”, na parte relacionada à “Conheça Brumadinho: https://www.inhotim.org.br/visite/

Foi criado, ainda, um mapa turístico georreferenciado com a sinalização de atrativos naturais e culturais da região, além de informações sobre serviços e estabelecimentos turísticos de Brumadinho. O mapa está disponível no modelo  impresso e também em uma plataforma virtual articulada com o Google Maps. 


As cores e sabores de Brumadinho também estarão presentes. A vida rural, por exemplo, inspirou o desenho de vivências como a do Sítio Fotossíntese. Uma horta com temperos tradicionais, um extenso pomar, um quintal com mais de 40 espécies de árvores nativas e comida de verdade servida na varanda formam o cenário perfeito para que os visitantes possam vivenciar o dia a dia no campo.

Já o Ateliê Cerâmica Raiz é parada obrigatória para quem se interessa pela arte da cerâmica. Os anfitriões Cecília Lobo e Lenine abrem as portas de casa e compartilham todo o seu processo de trabalho– da extração do barro à modelagem e queima das peças.

Os amantes da boa comida se surpreenderão com as mais inusitadas experiências gastronômicas. É o caso d’A Cachaçaria Itinerante, que apresenta aos convidados uma imersão no universo da cachaça envolvendo histórias, drinks e pratos da gastronomia molecular.

Atividades voltadas para a saúde e o bem-estar também foram contempladas no catálogo Céu de Montanhas. Um banho de imersão em cerveja é a proposta de A mi manera-Bistrô, Pousada e Cervejaria Artesanal. No Espaço Samtoshala, a vivência inclui massagens com óleos essenciais, exercícios de respiração, yoga e pilates.

Para quem gosta de turismo de natureza, Brumadinho é um prato cheio. Conhecida por atrair amantes de esportes radicais como voo livre, trekking e ciclismo, a região abriga importantes áreas preservadas, a exemplo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, com seus 4 mil hectares de natureza exuberante e uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna, como o lobo-guará, onça parda, cachorro-do-mato, veado campeiro e o carcará; e da flora, como a canela-de-ema, várias espécies de orquídeas, bromélias e cactáceas. O Parque guarda ainda seis mananciais, trilhas e mirantes. 

Outra opção interessante é o Monumento Natural Serra da Calçada, que ganhou esse nome por preservar em alguns trechos calçamento original do século XVIII. Entre as ruínas remanescentes na região, estão a fábrica de São Caetano da Moeda Velha e o complexo minerário Forte de Brumadinho, ambos tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) em 2008. Com cerca de 8 km de extensão, ele é perfeito para diversos tipos de atividades.

Um pouco mais adiante, a Serra da Moeda ostenta uma das paisagens mais majestosas e exuberantes do estado. O Topo do Mundo, rampa natural com 500 metros de desnível, é a principal base para salto de parapente na região de Belo Horizonte.

O painel "A diversidade de Brumadinho como referência brasileira de turismo de experiência" será responsável por dar destaque à cidade no evento. Ele vai apresentar a diversidade de Brumadinho como uma referência brasileira de turismo de experiência a partir do lançamento do Catálogo “Céu de Montanhas”.  Serão abordadas ainda as metodologias e ações utilizadas no processo de fortalecimento coletivo do setor, como a produção de inteligência, a pactuação de estratégias coletivas com o trade turístico e a parceria dos setores do turismo local com o Instituto Inhotim. Essas iniciativas fazem parte do escopo do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, desenvolvido pela Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra.

Fonte:

Deixe seu comentário