Portal da Cidade Brumadinho

BENEFÍCIOS AO SOLO

Calcário: entenda a importância desse insumo para a agricultura em Brumadinho

A calagem, que é a utilização do calcário agrícola, existe há mais de três mil anos, sendo utilizada por romanos e gregos.

Publicado em 25/05/2022 às 10:09
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Importante insumo utilizado pelos produtores na preparação do solo, o calcário agrícola é um derivado de rocha sedimentar constituído em sua maioria por carbonato de cálcio. A calagem, que é a utilização do calcário agrícola, existe há mais de três mil anos, sendo utilizada por romanos e gregos.

Ontem, dia 24 de maio, foi comemorado o dia nacional do calcário agrícola, ciente da relevância deste insumo para correção do solo e aumento de rendimento nos plantios, a Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, oferece aos produtores o frete subsidiado para o transporte do calcário de Ouro preto ou Sete Lagoas até as lavouras.

A Secretaria também tem convênio com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que disponibiliza gratuitamente um laboratório de análise de solos, em que o produtor já recebe a análise interpretada de acordo com a cultura indicada para seu tipo de solo. E também tem o implemento correto para a aplicação do calcário, desde que agendado e programado com antecedência.

Segundo o técnico agrícola Adenilson Pereira, a análise de solos é de grande importância para saber qual tipo de calcário deverá ser utilizado. “Mediante a interpretação consegue-se fazer a indicação correta da quantidade, sendo que tanto a falta quanto o excesso de calcário é prejudicial às culturas”, destacou.

A aplicação de calcário é uma alternativa eficiente e barata para a correção da acidez do solo. Provocada principalmente pela exportação de nutrientes pelas raízes das plantas, pela lixiviação de nutrientes, pela erosão do solo e pelo uso de fertilizantes acidificantes, a acidez resulta em um solo com carência de nutrientes, reduz a eficiência da absorção de água e adubações nitrogenadas e fosfatadas, amplificando os custos com insumos e limitando a produtividade.

A calagem além de incrementar as produtividades e transformar os solos ácidos que são pobres em nutrientes e com excesso de alumínio em ambientes favoráveis ao cultivo agrícola, também reduz a abertura de novas áreas nativas para a exploração.

Os produtores interessados em saber mais sobre os serviços ofertados pela Secretaria de Agricultura e sobre o convênio com o IMA deverão entrar em contato pelo telefone (31) 3571-2512.

Fonte:

Deixe seu comentário