Portal da Cidade Brumadinho

PIONEIRO

Primeiro pão de queijo com leite de cabra é produzido em Brumadinho

A Chèvremón produz também 6 tipos de queijos diferentes e atrai turistas

Publicado em 16/04/2024 às 16:15
Atualizado em

Pão de queijo de leite de cabra da Chèvremón (Foto: Chèvremón )

Brumadinho tem o primeiro pão de queijo feito com leite de cabra. A novidade pertence Chèvremón, localizada no bairro dos Carneiros, na zona rural da cidade.

O responsável pela ideia é Ramon Fiuza, que desde 2013, ainda por hobby, começou a elaborar produtos a base do leite de cabra. “Tinha vínculos afetivos de minha infância quando havia cabras. Comecei com duas cabras. Daí fui tomando gosto”, conta.


O produtor cultural tem em sua bagagem uma extensa atuação em Belo Horizonte na casa de show Cabaré Mineiro, no Restaurante Cozinha de Minas e na casa de dança Máscaras. “Sou também culinarista e cozinheiro, além de produtor rural. A minha expertise na culinária me levou a brincar com meus queijos, sempre inovando em receitas”, diz Ramon.

Com várias receitas autorais, em ter 2021 e 2022 ele procurou apoio do Senar Minas para aprimoramento, o que mudou sua vida. “Aprendi o manejo das cabras, me profissionalizando”, relata.


Com esse novo momento veio a criação da Chèvremón, nome que vem de Chevre, que significa cabra em francês, e mon, sílaba final de Ramon. Atualmente ele conta com 80 animais, entre bebês, jovens, adolescentes, lactantes e cabras prenhes e produz uma média de 60 litros por dia do leite de cabra com a ajuda da esposa e de um funcionário.

Com essa matéria-prima elabora 6 tipos de queijos diferentes, doce de leite, sabonete de leite de cabra, pastas sourcream (creme azedinho) e o labnet (mistura de coalhada seca e o queijo boursin). Para divulgar ainda mais seus produtos, Ramon Fiuza conta com uma vivência e degustação para turistas.


Entre seus produtos, destaque para o primeiro pão de queijo de leite de cabra no mundo. “Criei um primeiro pão de queijo de cabra do mundo comercialmente. Utilizo um queijo macio tipo Edam e o outro tipo parmesão”, explica Ramon.

A novidade pode ser encontrada em 14 lojas da rede Verdemar e presencialmente na fazenda durante as visitações.

Os agendamentos de visitas à Chèvremón devem ser feitos de forma antecipada. O contato pode ser feito pelo Instagram @aprisco_chevremom ou pelo telefone (31) 99665-5335.

Fonte:

Deixe seu comentário