Portal da Cidade Brumadinho

AVABRUM

Familiares de vítimas da tragédia vão a Harvard falar de extrativismo predatório

Evento acontece entre 11 e 12 de abril, de forma presencial, mediante inscrição

Publicado em 10/04/2024 às 17:00

Vítimas da tragédia de Brumadinho vão aos EUA (Foto: AVABRUM)

A convite do Centro David Rockefeller para Estudos Latinoamericanos, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho (AVABRUM) estará, nos dias 11 e 12 de abril, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para participar de uma série de painéis sobre “Extrativismo Predatório: As Maiores Catástrofes de Mineração do Brasil em um Contexto Global”.

Os painéis se concentrarão nos piores desastres ambientais e humanitários do Brasil, ambos resultantes de rompimentos de barragens de rejeitos de mineração: a barragem de Fundão, operada pela Samarco em 2015 e a barragem em Brumadinho em 2019.

No evento, representando a AVABRUM, estarão a presidente da associação, Andresa Rodrigues, que perdeu o seu único filho, Bruno Rocha Rodrigues, e Alexandra Andrade, que perdeu o irmão, Sandro Andrade Gonçalves, e o primo, Marlon Rodrigues Gonçalves, todos enterrados na lama.

“É muito importante mostrar a luta da AVABRUM em todos os lugares do mundo. Uma das nossas bandeiras é a não repetição. Barragens não rompem da noite para o dia. Multas não seguram barragens, não salvam vidas. De fato, o que nós precisamos ter, é uma fiscalização, um monitoramento, eficiente, sem maquiagem. Essas tragédias são evitáveis. O lucro não deve valer mais que a vida”, diz Andressa.

O extrativismo predatório nada mais é do que a retirada indiscriminada de recursos da natureza: minerais, animais ou vegetais, sem se preocupar se eles irão se reconstituir, ou até mesmo, deixar de existir. E os impactos ao meio ambiente são inúmeros.

“Essas tragédias não são apenas histórias – são lutas contínuas para as comunidades no Brasil. Com Minas Gerais enfrentando inúmeras barragens de alto risco, a luta por justiça e segurança continua. E a mineração está por toda a parte, e pelos dados, só vai aumentar”, disse Tiago Genoveze que dirige o Programa de Estudo do Brazil no Centro de Estudos Latinoamericanos da Universidade de Harvard.

O evento será realizado no Auditório Tsai, CGIS Sul, 1730 Cambridge Street Cambridge, MA 02138 Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário