Portal da Cidade Brumadinho

DEFESA

Serra da Moeda receberá abraço simbólico no feriado de Tiradentes

Ação em Brumadinho é organizada pela ONG Abrace a Serra da Moeda

Publicado em 11/04/2024 às 10:00

Serra tem extensão de 70 quilômetros e 1.500 metros de altitude (Foto: Prefeitura de Moeda)

A Serra da Moeda receberá um abraço simbólico em Brumadinho no feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril. Ação é organizada pela ONG Abrace a Serra da Moeda há 17 anos.

O protesto visa chamar a atenção de autoridades e população sobre a importância da defesa dos recursos hídricos e nascentes da região. Cerca de duas mil pessoas são esperadas para subir ao cume de uma das cadeias montanhosas mais famosas de Minas Gerais para o protesto ambientalista.

A Serra tem extensão de 70 quilômetros e 1.500 metros de altitude e abrangem os municípios de Moeda, Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto.

O presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda, o ambientalista Ênio Araújo afirma que o tema da edição deste ano, “Águas subterrâneas, invisíveis, mas essenciais”, visa colocar luz neste recurso essencial para a flora, fauna e comunidades locais. “Um dos mananciais subterrâneos de água doce mais importantes de Minas e que está localizado na Serra da Moeda, o Cauê, abastece os rios Paraopeba e das Velhas, duas grandes bacias responsáveis por suprir toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Várias mineradoras vêm fazendo o rebaixamento deste aquífero, entre elas Vallourec, Vale, CSN, Gerdau e Ferro+”, diz.

Outra reivindicação dos ambientalistas da Abrace a Serra, que será uma das pautas do ato é a implantação do plano de manejo do respectivo monumento Natural da Mãe D’Água, criado em 2012 e considerado de grande importância ambiental para o município. Segundo Cleverson Vidigal, membro da ONG, este plano, basicamente, vai orientar o melhor uso de toda a área - que compreende dezenas de nascentes - de acordo com sua vocação ambiental. “A implantação estabelecerá ainda a chamada Zona de Amortecimento (ZA) que, ao contrário do que muitos pensam, não vai impedir ou congelar o desenvolvimento econômico na região, mas sim servirá para organizar esse crescimento, considerando as potencialidades do local, que, no nosso caso, são o turismo e a agricultura familiar”, explica.

Cleverson também pontua que durante o Abrace a Serra da Moeda, os ambientalistas pretendem chamar atenção para que o Poder Público impeça a reativação da Mina da Serrinha.

O ato simbólico terá concentração a partir das 10h na rampa de voo livre, em Brumadinho, conhecida como Topo do Mundo. Pontualmente às 12h será formado um cordão humano no ponto mais alto da serra, simbolizando um abraço.

A organização do evento disponibilizará nove ônibus gratuitos. Veja os locais e horários de saída dos veículos:

  • 21/04, às 8h10: Brumado, em frente à Igreja
  • 21/04, às 8h10: Casinhas
  • 21/04, às 8h10: Córrego do Feijão (Praça)
  • 21/04, às 8h10: Moeda, em frente à estação
  • 21/04, às 8h10: Sapé
  • 21/04, às 8h20: Córrego de Almas (Posto de saúde)
  • 21/04, às 8h20: Melo Franco, em frente à Igreja
  • 21/04, às 8h20: Tejuco
  • 21/04, às 8h20: Toca

Fonte:

Deixe seu comentário