MAIS UM CAPÍTULO
STJ mantém andamento de processo sobre Brumadinho e pagamento de auxílio segue previsto
Decisão mantém ação na Justiça Federal, enquanto FGV continua responsável pelos repasses do auxílio emergencial até julgamento no STF
Publicado em 19/06/2026 às 13:15
Os atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho, desde a região de Brumadinho até a represa de Três Marias, receberam duas informações consideradas importantes. A primeira delas refere-se ao processo criminal relacionado à tragédia.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido apresentado pelos engenheiros da Vale e da Tüv Süd. Com isso, o processo segue tramitando na Justiça Federal, no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). A expectativa é que todos os envolvidos sejam julgados e condenados pela morte de 272 pessoas.
A segunda informação trata do novo auxílio emergencial. Segundo informado, a Vale já depositou os recursos em conta judicial. Agora, resta que a Fundação Getulio Vargas (FGV) execute os pagamentos no quinto dia útil.
Sobre a continuidade dos repasses, foi destacado que o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), juntamente com a Vale, ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), que será julgada pelo ministro Gilmar Mendes.
Até que ocorra esse julgamento, a FGV permanecerá como responsável pelo pagamento das parcelas. A orientação é que os depósitos continuem sendo realizados no quinto dia útil de cada mês, conforme a decisão que determina a execução dos pagamentos a todos os atingidos.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
STF forma maioria para cancelar multa de R$ 86 milhões aplicada à Vale por caso Brumadinho
19/06/2026 às 16:15
Brumadinho inicia aplicação de asfalto na estrada para Bonfim
19/06/2026 às 12:35
Observatório debate andamento do processo de Brumadinho com familiares das vítimas
19/06/2026 às 12:00
Trecho da estrada entre Bonfim e Brumadinho ficará interditado para obras
19/06/2026 às 09:00
Obras da ligação asfáltica entre Brumadinho e Bonfim entram em nova etapa
18/06/2026 às 09:00
Você Sabia? Brumadinho reúne cinco formações vegetais distintas
17/06/2026 às 16:15