EDUCAÇÃO
Brumadinho integra projeto estadual de concessão que abrange 95 escolas públicas
Três escolas da cidade estão incluídas na iniciativa, que prevê investimentos de R$ 5,1 bilhões em infraestrutura
Publicado em 01/04/2026 às 12:00
Brumadinho está entre os participantes do projeto do Governo de Minas Gerais que concede à iniciativa privada a gestão da infraestrutura e de serviços em escolas da rede estadual. A proposta, que envolve 95 unidades distribuídas em 34 cidades, foi leiloada recentemente e terá vigência de 25 anos.
O certame ocorreu na B3, em São Paulo, e teve como vencedor o fundo de investimento em participações IG4 BTG Pactual Health Infra. A expectativa do governo é que sejam aplicados cerca de R$ 5,1 bilhões durante o período contratual, beneficiando aproximadamente 70 mil estudantes.
Em Brumadinho, fazem parte do projeto as escolas estaduais Paulo Neto Alkimim, Paulina Aluotto Ferreira e Abelardo Duarte Passos.
O plano contempla intervenções em diversos espaços escolares, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios, cozinhas e refeitórios, além de melhorias em quadras, pátios, jardins e áreas de convivência. Também estão previstas ações voltadas à acessibilidade, climatização, iluminação, ventilação, segurança e monitoramento, com controle de acesso às unidades.
A concessão abrange ainda serviços como manutenção das estruturas, fornecimento de água, energia, gás e esgoto, além de limpeza, jardinagem, vigilância permanente, manutenção de equipamentos e suporte de tecnologia da informação, com internet disponível em todos os ambientes.
Segundo o Governo de Minas, a gestão pedagógica permanecerá sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação, sem alterações. A supervisão dos serviços continuará sendo realizada pelos diretores das unidades escolares.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Brumas Pré-Tec prepara alunos do 9º ano para escolas técnicas
12/08/2026 às 11:45
Projeto de Brumadinho é escolhido para Bolsa de Pesquisa Arte & Natureza na Escola
11/08/2026 às 12:00
TCE confirma suspensão do programa de escolas cívico-militares em Minas Gerais
06/08/2026 às 14:45
5,8 mil estudantes retornam às aulas na rede municipal de Brumadinho nesta segunda-feira
01/08/2026 às 10:00
Prefeitura de Brumadinho distribui cestas básicas a estudantes durante o período de férias
14/07/2026 às 09:00
Inscrições do Prouni para o segundo semestre de 2026 começam nesta terça-feira
07/07/2026 às 13:15