Portal da Cidade Brumadinho

CRIME

Polícia Civil indicia suspeito por seis crimes em caso de mulher arremessada de penhasco

Ele foi responsabilizado por tentativa de feminicídio, estupro, tortura, roubo, sequestro e cárcere privado, além de descumprimento de medida protetiva

Publicado em 30/06/2026 às 10:30

Polícia Civil conclui o inquérito sobre o caso (Foto: Redes Sociais)

A Polícia Civil informou nesta segunda-feira, 29 de junho, a conclusão do inquérito que apurou a tentativa de feminicídio contra Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza, de 41 anos. A mulher foi encontrada com vida mais de 24 horas após ser empurrada de um penhasco na Serra do Rola-Moça, em Brumadinho.

Ao término das investigações, o ex-companheiro da vítima, Silvanildo Amâncio de Araújo, foi indiciado pelos crimes de tentativa de feminicídio, estupro, tortura, roubo, sequestro e cárcere privado, além de descumprimento de medida protetiva. O procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário, que dará continuidade ao processo com a análise do Ministério Público.

De acordo com a delegada Ana Paula Gontijo, o caso evidencia a importância do combate à violência contra a mulher e da atuação da rede de proteção destinada às vítimas de violência doméstica.

Durante a investigação, a Polícia Civil constatou que Ana Cláudia permaneceu em cárcere privado antes de ser levada até a Serra do Rola-Moça. Conforme a delegada Gislene Rios, o investigado dizia repetidamente que não se importava com a ex-companheira nem com a filha do casal e afirmava que não deixaria de matá-la por causa da criança.

Segundo a polícia, além de manter a vítima sob ameaça constante com uma faca encostada em seu pescoço, o suspeito roubou sua bolsa com todos os pertences, praticou estupro e, na sequência, a lançou do alto do penhasco.

As apurações também revelaram que o relacionamento era marcado por episódios de ameaças, perseguições e agressões físicas. A vítima registrou uma ocorrência em 2020 e voltou a procurar a polícia em fevereiro deste ano, quando obteve uma medida protetiva após denunciar novas ameaças e perseguições.

Ainda conforme a investigação, Silvanildo também exercia a função de motorista de aplicativo e já havia sido citado em ocorrências envolvendo ameaças a passageiras. A Polícia Civil informou que, por trabalhar como açougueiro, ele costumava transportar facas dentro do automóvel.

O crime aconteceu em 25 de maio, quando Ana Cláudia foi abordada pelo ex-companheiro ao desembarcar de um ônibus, no bairro Pindorama, em Belo Horizonte, enquanto seguia para o trabalho.

Na época, a Polícia Militar divulgou que o homem chegou a avisar familiares de que havia sequestrado a ex-companheira e a levado para a Serra do Rola-Moça. A vítima foi localizada viva somente mais de 24 horas depois, agarrada à vegetação em uma área de difícil acesso.

Após fugir, Silvanildo foi encontrado em Várzea da Palma, no Norte de Minas. Depois de preso, confessou ter sequestrado Ana Cláudia, ameaçado a vítima com um canivete, cometido agressões e a empurrado da encosta.

Detido desde 26 de maio, o investigado foi levado inicialmente para o Presídio de Várzea da Palma. Posteriormente, foi transferido para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, onde permanece preso à disposição da Justiça.

Fonte: André Vince

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp