Portal da Cidade Brumadinho

ELEIÇÕES 2024

Brumadinho poderá ter 05 pré-candidatos a prefeito em 2024

Longe ainda da definição o cenário político de Brumadinho começa a se desenhar com grandes incertezas sobre os prováveis candidatos

Publicado em 31/12/2023 às 11:32
Atualizado em

O cenário político para as eleições municipais começa a se definir, com possíveis pré-candidatos ensaiando uma disputa que pode inclusive não acontecer.

De certo é que ainda haverá muitas articulações, tudo isso principalmente pelo fato de que o pré-candidato Guilherme Morais poderá ser impedido de concorrer às eleições.

Mas como analisar esse cenário e quando isso poderá acontecer?

Pelo fato de o ex-vereador ter renunciado ao seu mandato para evitar responder processos de cassação, caso ele passe nas convenções partidárias que irão acontecer no período de 20 de julho a 5 de agosto, ao registrar sua candidatura a prefeito, poderá ter a mesma impugnada, ficando a cargo da justiça eleitoral a decisão final que determinará a inelegibilidade ou não de Guilherme Morais.

A grande questão é que caso isso aconteça a efetivação ou não da candidatura do ex-vereador só irá ocorrer após o início da campanha quando todos os postulantes já estarão com as suas candidaturas registradas, dificultando assim novas articulações.

Outra hipótese que iria configurar um novo cenário seria o ex-vereador desistir de assumir o risco de ter sua candidatura impedida judicialmente e apoiar outro candidato, mas, segundo Antônio Vieira, especialista em marketing e estratégia política, este cenário ainda é muito precoce, pois o momento agora, é de criar reputação e viabilizarem suas candidaturas através da aceitação popular.

Um outro cenário se formará quando executivo definir oficialmente quem terá o apoio da gestão para suceder o atual prefeito. Na disputa podem estar a vereadora Alessandra do Brumado, que está em sua terceira legislatura e o ex-secretário de Governo Guti da Premoldados.

Mais um nome que se desponta com fortes possibilidades é o do vereador Gabriel Parreiras. Em seu primeiro mandato ele se destaca pela firme atuação na Câmara de Vereadores.

Por fim, Reinaldo Fernandes, professor, ex-vereador por três mandatos também se lançou como pré-candidato.

À medida que as eleições se aproximam, espera-se que as articulações avancem, oferecendo aos eleitores uma visão clara dos pré-candidatos. A observação da evolução desse cenário político promete ser um elemento crucial nos próximos meses.


Fonte:

Deixe seu comentário