Portal da Cidade Brumadinho

RELEVANTE

Comissão externa da Câmara vota nesta quarta relatório sobre barragens em risco

Objetivo é evitar tragédias como as que aconteceram em Mariana e Brumadinho

Publicado em 12/12/2023 às 12:00

A reunião está marcada para as 14 horas (Foto: Wikipédia)

A comissão externa criada pela Câmara dos Deputados para fiscalizar os rompimentos de barragens e a repactuação dos danos reúne-se nesta quarta-feira, 13 de dezembro, para a discussão e a votação do relatório sobre barragens em risco.

A comissão acompanha os desdobramentos dos crimes socioambientais ocorridos nas cidades mineiras de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), após o rompimento de barragens de rejeitos de minério de ferro. Os desastres deixaram quase 300 mortos e causaram sérios danos socioeconômicos em Minas Gerais e no Espírito Santo.

O rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração, em Mariana, deixou 19 mortos e provocou imenso impacto econômico, social e ambiental no vale do rio Doce, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Já o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, deixou mais de 272 mortos e afetou a bacia do rio Paraopeba, afluente do São Francisco.

A repactuação dos acordos é mediada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2021, diante do fracasso de reparações conduzidas pela Fundação Renova, representante das mineradoras Samarco e Vale.

A reunião está marcada para as 14 horas, no plenário 6, da Câmara dos Deputados.

Fonte:

Deixe seu comentário