Portal da Cidade Brumadinho

EFEITO BRUMADINHO

Projeto obriga gerenciamento de desastres por atividade mineradora

Texto seguiu para a Câmara dos Deputados para que possa ser votado e colocado em execução

Publicado em 21/02/2024 às 16:15

O objetivo é evitar outras tragédias semelhantes à de Brumadinho (Foto: Wikipédia)

O objetivo é evitar outras tragédias semelhantes à de Brumadinho

Segue para análise da Câmara dos Deputados um projeto que exige que atividades mineradoras tenham projeto de gerenciamento de risco de acidentes ambientais. O texto foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente (CMA), nesta quarta-feira, 21 de fevereiro.

O relatório busca criar um mecanismo legal e garantir condições de segurança e sustentabilidade ambiental na exploração das atividades minerais. O objetivo, segundo a autora, a senadora Zenaide Maia, é evitar outras tragédias semelhantes à de Mariana e Brumadinho.

“A preocupação com a sustentabilidade ambiental na indústria de mineração ganhou relevância após os desastres ocorridos em Mariana e Brumadinho, gerando inquietações tanto entre a população quanto no seio governamental. Esses eventos salientaram as deficiências na gestão dos riscos ambientais, enfatizando a necessidade premente de um escrutínio mais rigoroso nessa seara. Isso se alinha com o art. 225 da Constituição, que determina o direito de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, atribuindo ao Poder Público e à coletividade a responsabilidade de protegê-lo e preservá-lo para as atuais e futuras gerações”, disse a autora do projeto.

O projeto pode tornar obrigatório que as mineradoras apresentem um relatório de gerenciamento de risco ambiental juntamente com o Relatório Anual de Lavra.

Fonte:

Deixe seu comentário