Portal da Cidade Brumadinho

PRESERVAÇÃO

Ambientalistas pedem tombamentos de serras em Minas Gerais

Um dos alvos de pedidos é a Pedra Grande situada entre Itatiaiuçu, Igarapé, Brumadinho e Mateus Leme

Publicado em 18/04/2024 às 16:45
Atualizado em

Defensores buscam apoio do Legislativo para preservar atrativos da região (Foto: Willian Dias)

Ambientalistas estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira, 17 de abril, em uma audiência para debater com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) os casos da Pedra Grande, da Serra dos Pires, da Serra de São José e das serras de Piumhi.

Os participantes pediram tombamentos destas serras de Minas Gerais. O professor Tiago Henrique Fonseca conta que viu o poder econômico das mineradoras suplantar a luta pela proteção da Pedra Grande. Ele alertou também que o estudo do empreendimento da Usiminas, embora mencione impacto permanente e em escala significativa, além de potencial danoso para a visitação do monumento, traz como alternativa minerar ao redor e preservar apenas a Pedra Grande, destruindo seu valor ambiental.


Audiência reuniu parlamentares, técnicos, ambientalistas e moradores que lutam pela preservação das serras (Foto: Elizabete Guimarães/ALMG)


A arqueóloga e historiadora Alenice Motta Baeta visitou no local a comunidade de Vieira, já atingida pela ArcelorMittal e agora em luta contra a Usiminas. Ela destacou, entre outros bens do local, regos d’água que são manejados há gerações, além de sítio arqueológico onde está previsto o descarte de pilhas de rejeitos. "Nossa comunidade tem muito mais valor cultural e tradições do que a mineração”, reforçou José Roberto Cândido, da comissão dos atingidos de Itatiaiuçu.

Já a presidente do Conselho de Cultura de Igarapé, Sandra Nunes Braga, salientou que Igarapé fornece água para a RMBH, tanto no Sistema Serra Azul como no Rio Manso.

O Monumento Natural Pedra Grande fica em uma área entre Brumadinho, Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme. A área de preservação hoje é de mais de 1,882 milhões de m².

Fonte:

Deixe seu comentário