Portal da Cidade Brumadinho

AGRONEGÓCIO

Evento sobre soja e milho reúne produtores da região de Brumadinho

Ficar por dentro das novidades do mercado é um despertar para o produtor. Confira:

Publicado em 09/03/2023 às 14:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

De acordo com Janaina Canaan Rezende, técnica de campo que está organizando a caravana juntamente com o técnico Matheus Pena, os produtores, em sua maioria, são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, interessados em conhecer um pouco mais sobre o mercado da soja, que é uma cultura pouco presente na região de Brumadinho. Além disso, eles poderão aprimorar seus conhecimentos a respeito da cultura que faz de suas rotinas, a do milho. “Será bastante proveitoso também acompanhar de perto os aspectos do uso do bioinsumo. Nós, enquanto técnicos de campo, levamos essa informação, mas a observação da prática é essencial. Ficar por dentro das novidades do mercado é um despertar para o produtor. Espero que todos aproveitem o momento, visitem os stands, tirem suas dúvidas, troquem ideias e saberes, dando fundamento ao nosso trabalho em conjunto”, acrescentou.

Contexto

A coordenação científica do evento é do professor da UFSJ, Iran Dias Borges, e líder do Gefit. Segundo ele, o objetivo é transmitir conhecimentos, difundir tecnologias e inovações na adoção do sistema de produção soja/milho ou soja/sorgo visando atualizar informações e estimular produtores e profissionais, no uso de técnicas para o alcance de boas produtividades com sustentabilidade.

“Até bem pouco tempo atrás, a tradição era o cultivo de milho irrigado e para silagem. Com a introdução da soja, os produtores do Cerrado semeiam essa cultura na primavera, colhem no verão e cultivam o milho para silagem entre o verão e o outono. Em termos agronômicos, essa alternância entre culturas é chamada de sucessão”, define.

Em 2022, o evento recebeu mais de 300 participantes. “Para esta edição, esperamos uma significativa participação de produtores, técnicos, consultores, pesquisadores e acadêmicos, além de representantes de empresas do setor”, comenta Borges.

Mais informações e inscrições, clique aqui.


Fonte:

Deixe seu comentário