Portal da Cidade Brumadinho

AGRO E EDUCAÇÃO

Produtos de agricultores familiares chegam às escolas de Brumadinho pelo PNAE

Atualmente são 52 agricultores que entregam seus produtos a milhares de alunos da rede pública

Publicado em 06/09/2023 às 15:30

PNAE propicia boa alimentação dos alunos das escolas públicas (Foto: Prefeitura de Brumadinho)

Os produtos de agricultores familiares de Brumadinho têm ido para nas escolas do município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente são 52 agricultores que entregam seus produtos a milhares de alunos da rede pública.

Segundo divulgado pela administração municipal, o PNAE contempla produtores que se enquadram na Lei da agricultura familiar e que portam a Declaração de Aptidão ao Pronaf ou do Cadastro de Agricultor Familiar ou fazem parte de uma das associações de agricultores do município: a Associação do Assentamento Pastorinhas e a Associação dos Produtores Rurais de Brumadinho.

Em Brumadinho, os produtos mais produzidos por meio do Programa são feijão, mexerica, limão e mandioca, além de olerícolas (couve folha, alface, jiló, berinjela, etc) e banana.

A partir deste ano, com a implementação do Selo de Inspeção Municipal, o produtor de ovos também passou a participar do programa, desde que esteja dentro das normas sanitárias e do enquadramento ao Pronaf.

"O programa é crucial para garantir a renda de centenas de pessoas, aliando isso a boa alimentação dos alunos das escolas públicas. Esse projeto gera avanços econômicos e sociais no município", destaca o secretário de agricultura, Enerson Ninho.

A expectativa é que o PNAE apresente crescimento nos próximo anos, já que a Emater e a Secretaria de Educação do Estado têm desenvolvido um trabalho de acompanhamento a alguns agricultores para que sejam enquadrados no programa.

Fonte:

Deixe seu comentário