Portal da Cidade Brumadinho

DATA A CELEBRAR

A importância das refeições oferecidas na Rede Municipal

Composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social e nutricionistas, esta equipe atua em consenso com os demais profissionais da unidade de ensino.

Publicado em 25/10/2022 às 07:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

A última semana foi marcada por datas comemorativas sobre a alimentação, em especial o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas que é celebrado dia 21 de outubro. A data foi escolhida para destacar a importância das ações voltadas para a educação alimentar e nutricional dos alunos.

Durante a semana, os estudantes da rede municipal aprenderam um pouco sobre a importância de construir hábitos alimentares saudáveis e sobre o valor nutricional dos alimentos. Na Escola Municipal Padre Vicente Assunção Anexo, os alunos desenvolveram atividades sobre esses alimentos e suas diversas formas de consumo e ainda fizeram uma apresentação lúdica e explicativa sobre o tema.

A Prefeitura está sempre atenta à saúde, ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças e adolescentes matriculados nas escolas de Brumadinho - e não mede esforços para que a Educação do município continue sendo referência. Ciente de que ter uma boa alimentação é fundamental para a evolução da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras inúmeras melhorias na vida destes estudantes, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza uma equipe multidisciplinar para atendimento aos alunos.

Composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social e nutricionistas, esta equipe atua em consenso com os demais profissionais da unidade de ensino. A contribuição e o conhecimento de cada profissional é fundamental para que a criança passe pelo processo de aprendizagem da melhor maneira possível e sem maiores intercorrências.

Parte importante deste processo é o trabalho desempenhado pelas nutricionistas. O acompanhamento destas profissionais vai desde o planejamento até a distribuição da alimentação aos alunos regularmente matriculados nas escolas do município.

“Na fase do planejamento é calculado o per capita por aluno/escola, a descrição técnica dos itens inseridos no cardápio para realização de licitação ou chamada pública e, por fim, o parecer técnico para aprovação da qualidade, através de análise de amostras. Após a assinatura do contrato e autorização de fornecimento, orientamos os servidores do Almoxarifado da Secretaria de Educação para o adequado recebimento e armazenamento dos alimentos no estoque”, explicou a nutricionista Michele Kelma.

O cardápio oferecido nas escolas é planejado segundo as resoluções do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), é balanceado e adequado a cada fase escolar e estão incluídos gêneros não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, óleo, etc.) e perecíveis (hortifrutigranjeiros, carnes, laticínio, pães, etc.).

As nutricionistas realizam visitas constantes às escolas para verificar e orientar sobre o armazenamento dos gêneros alimentícios recebidos, o modo de preparo da alimentação escolar realizado pelas cantineiras e a forma correta de distribuição aos alunos.

Duas vezes ao ano as redes de ensino também recebem visitas do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), estas têm por objetivo fiscalizar o cumprimento das diretrizes do PNAE e zelar pela qualidade dos produtos desde a compra até a distribuição nas escolas.

O conselho é formado por representantes voluntários de pais de alunos, professores, membros da administração municipal e da entidade civil, que se reúnem mensalmente para debater sobre a satisfação dos estudantes em relação aos cardápios oferecidos e sobre os aspectos observados nas visitas às escolas, como por exemplo o armazenamento dos alimentos, higiene, limpeza e data de validade.

Também compete ao CAE emitir um parecer anual sobre o uso dos recursos públicos pela rede de ensino e, é através desse relatório que determina-se a continuidade dos repasses do FNDE para a alimentação escolar.

“Temos ciência da importância e responsabilidade de fazer parte deste conselho. Fiscalizar a merenda escolar é, sem dúvidas, um grande desafio, mas podemos garantir que a alimentação nas escolas do município é farta, variada, saudável e de excelente qualidade. Todas as escolas que visitamos, tanto na sede quanto na zona rural, estão sempre atentas e bem organizadas para oferecer o melhor para os alunos”, enfatizou a presidente do CAE, Maria Luzia.

Para a Secretária de Educação, Sônia Barcelos, todo esse trabalho mostra que a atual gestão está no caminho certo em relação à saúde e educação dos alunos. E que isso transcende para os servidores, podendo ser observado como forma de cuidado e carinho que eles têm com as crianças, com os alimentos e com a limpeza e higiene das escolas.

Fonte:

Deixe seu comentário