Portal da Cidade Brumadinho

DESENVOLVIMENTO

Escolas da Rede Municipal recebem novos brinquedos pedagógicos

Cada escola está recebendo itens a partir de uma análise realizada anteriormente, de acordo com as características e necessidades de cada série

Publicado em 03/11/2022 às 07:31
Atualizado em

(Foto: ASCOM Prefeitura de Brumadinho)

Existem diversas formas de se usar a pedagogia infantil, uma delas é por meio dos brinquedos que têm função primordial no desenvolvimento das crianças de maneira lúdica. Pensando nisso, na última semana, a Secretaria de Educação entregou novos brinquedos pedagógicos para as escolas da rede municipal.

Não se trata de um kit padrão, cada escola está recebendo itens a partir de uma análise realizada anteriormente, de acordo com as características e necessidades de cada série.

Com a orientação da diretoria de ensino, esses brinquedos foram adquiridos com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual e social dos alunos, inovando e aprimorando o processo de aprendizagem.

“O brinquedo certo, na idade certa, faz toda a diferença no desenvolvimento de várias habilidades das crianças. Os brinquedos pedagógicos são utilizados com o intuito de reforçar o aprendizado, ajudando no desenvolvimento motor e intelectual dos alunos enquanto brincam. Os profissionais e as crianças ficaram encantados com a diversidade e quantidade de opções de brinquedos que foram entregues”, ressaltou Delma Miranda, diretora da EMEI Nair das Graças.

Enquanto os brinquedos convencionais são mais focados no lúdico, os pedagógicos são mais elaborados e precisam de explicações e orientações quanto às regras, sendo melhores utilizados quando direcionado por um adulto. Eles também podem ser utilizados no aprendizado das matérias de maneira mais divertida, o que aumenta o interesse e, consequentemente, a assimilação dos conteúdos pelas crianças. Matemática, ciências, português e geografia são exemplos de disciplinas escolares que podem ser ensinadas tendo esses brinquedos como apoio.

Fonte:

Deixe seu comentário