Portal da Cidade Brumadinho

EDUCAÇÃO

Projeto baseado em caso de Brumadinho leva professores a congresso internacional

Professores de BH usam desastres com barragens para estimular alunos a elaborarem propostas para uma mineração sustentável

Publicado em 12/09/2023 às 13:30

Projeto é realizado pelos professores de biologia e física Douglas Costa da Silva e Ygor Bernardes Santos (Foto: Agência Brasil)

Dois professores de Belo Horizonte foram selecionados para participar de um congresso internacional por um projeto desenvolvido com base nos desastres de Brumadinho e Mariana. Os Professores usam desastres com barragens para estimular alunos a elaborarem propostas para uma mineração sustentável.

Os professores de biologia e física Douglas Costa da Silva e Ygor Bernardes Santos, da Escola Estadual Madre Carmelita, foram selecionados para participar do 16° International Conference of Education, Research and Innovation (Iceri), uma das principais conferências da área de educação no mundo, que acontecerá em Sevilha, na Espanha, em novembro.

O projeto de pesquisa em ensino dos dois utiliza como contexto a mineração e a lama tóxica, abordando os desastres com barragens no estado nos últimos anos. Em sua pesquisa, os professores retratam a temática de forma interdisciplinar e contextualizada no ambiente escolar.

A dupla trabalha os casos de Mariana e Brumadinho com os estudantes, buscando sensibilizá-los com essa problemática. A partir desse contexto, diversos trabalhos foram feitos com conceitos científicos e tecnologias, para que os estudantes propusessem estratégias para amenizar os danos causados pelos desastres, além dos desafios de se desenvolver uma mineração sustentável.

“Decidimos, sem pretensões, submeter o resumo do nosso trabalho para o evento e foi uma bela surpresa”, diz Douglas.

“Precisamos divulgar que os professores estão em constante formação, em processo formativo continuado e, por essa razão, demos início a essa escrita”, acrescenta Ygor.

International Conference of Education, Research and Innovation

O evento chega à 16ª edição em novembro e tem edições anuais. Trata-se de uma conferência educacional global mais significativa da Europa, que reúne palestrantes, pesquisadores, tecnólogos e profissionais do setor da educação, não apenas para compartilharem pesquisas, mas também aprenderem sobre as inovações educacionais mais atualizadas do mundo.

Todo ano, mais de 800 delegados de 80 países diferentes participam da conferência.

Fonte:

Deixe seu comentário