Portal da Cidade Brumadinho

VISITE O INHOTIM

ARTE: A noite suspensa ou o que posso aprender com o silêncio

A obra foi comissionada pelo Instituto Inhotim e estará disponível partir do dia 27 de maio. Confira:

Publicado em 25/05/2023 às 07:30
Atualizado em

Obra comissionada pelo Inhotim propõe olhar para o entorno e a potência local. (Foto: Inhotim/Divulgação)

A Galeria Praça, uma das mais visitadas do Inhotim, recebe a partir do dia 27 de maio, como parte do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, A noite suspensa ou o que posso aprender com o silêncio (2023), da artista Mônica Ventura (1985).

A obra foi comissionada pelo Instituto Inhotim para ocupar o vão central da galeria e propõe um olhar para o entorno e a potência local por meio de uma instalação de grande escala.

A parede, o leito e escultura que compõem A noite suspensa ou o que posso aprender com o silêncio (2023), foram construídos com terra da região de Brumadinho e convidam o público a desvendar as diversas camadas presentes no trabalho da artista, a partir de materialidades e de simbologias relacionadas a práticas religiosas ancestrais.

Cores e formas da obra tencionam também as noções de feminino e masculino para trazer percepções da síntese das energias do universo. As inaugurações na Galeria Praça de 2023 são patrocinadas pela Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Fonte:

Deixe seu comentário