Portal da Cidade Brumadinho

VISITE BRUMADINHO

Do tradicional ao contemporâneo, Brumadinho se consolida como um potente destino

Do maior museu a céu aberto da América Latina às centenárias comunidades quilombolas, o município reúne tradição e contemporaneidade.

Publicado em 23/09/2022 às 11:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Extrair o barro e produzir uma peça de cerâmica. Colher alimentos no quintal e participar da feitura de uma refeição tipicamente mineira. Arriscar os primeiros pontos do crochê. Aventurar-se por um jardim botânico com 4,3 mil espécies e algumas das mais relevantes obras de arte contemporânea do mundo. Essas são apenas algumas das incontáveis experiências turísticas que Brumadinho (MG) oferece a quem decide visitá-la. Do maior museu a céu aberto da América Latina às centenárias comunidades quilombolas, o município reúne tradição e contemporaneidade em um caldeirão efervescente de cultura, gastronomia, arte e natureza.

Ponto de partida para a maioria dos visitantes, o Instituto Inhotim é hoje o atrativo mais conhecido da região. A potência e a grandiosidade do lugar atraem turistas do mundo todo, interessados em desbravar seus 140 hectares de área de visitação. Desde a abertura, em 2006, mais de 3,6 milhões de pessoas passaram por lá em busca de uma experiência singular, que integra arte, natureza, cultura, arquitetura, entretenimento e educação.

São 560 pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de cerca de 60 artistas de 38 países. Em meio a uma exuberante paisagem, obras de grande escala chamam a atenção. Nas 23 galerias, exposições temporárias e permanentes de artistas de relevância mundial, tais como Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d’Almeida, Adriana Varejão e Lygia Pape.

Passeando pelos 43 hectares de área verde, o visitante encontra ainda 4,3 mil espécies de todos os continentes e oito jardins temáticos que, além de encantarem pela beleza e originalidade, funcionam como importantes ferramentas de educação, propondo reflexões sobre a preservação da biodiversidade, a utilização de recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente.

Os encantos de Brumadinho, no entanto, continuam para além da visita ao Inhotim. A diversidade do município se espalha por seus 639 km² de território. Vivências diversas possibilitam um mergulho na cultura e nas tradições da região. Uma oferta crescente, que motivou o lançamento, em julho deste ano, do catálogo Céu de montanhas. A publicação assinada pelo designer Ronaldo Fraga reúne 29 vivências inéditas de turismo de experiência, em uma viagem às cores, sabores, música e tradições de Brumadinho.

“Com esse catálogo, estamos valorizando a memória e a história do povo desse lugar. É uma forma de se pensar e de se fazer turismo de braços dados com a cultura”, afirma Ronaldo Fraga. Para ele, “Quase todas as pessoas acham que Brumadinho se resume ao Inhotim, mas é muito mais. Qual o segredo mais bem guardado daqui? As pessoas. As pessoas estão à frente, impressionante”.

Os encantos de Brumadinho

A poucos quilômetros do centro, os quilombos Marinhos, Rodrigues, Sapé e Ribeirão resistem em suas vivências coletivas, na religiosidade, na música, na dança e em suas organizações sociais comunitárias. Em Marinhos, o visitante tem a oportunidade de assistir a uma apresentação de cânticos tradicionais, aprender sobre a história e as manifestações culturais locais e ver de perto o artesanato produzido pelas mulheres da comunidade. Já em Sapé, uma deliciosa feijoada, prato típico da comunidade, agrada os paladares mais exigentes. Já o turista que vai a Rodrigues é convidado a confeccionar seu próprio xequerê, instrumento de percussão feito com cabaça e contas coloridas. Em Ribeirão, um festejo regado a música, dança e pratos da culinária quilombola dá as boas-vindas.

Os pequenos lugarejos entre serras e montanhas guardam as mais inusitadas experiências gastronômicas. É o caso da Tonini Charcutaria Artesanal, com seus originais pratos à base de embutidos servidos em um charmoso container; ou da Cachaçaria Itinerante, que apresenta aos convidados uma imersão no universo da cachaça envolvendo histórias, degustação, drinks e pratos da gastronomia molecular. Também vale conhecer a comida rural e mineira do tradicional Rancho do Peixe.

A busca por uma conexão com a vida rural inspirou o desenho de vivências como a do Sítio Fotossíntese. Uma horta com temperos tradicionais, um extenso pomar, um quintal com mais de 40 espécies de árvores nativas e comida de verdade servida na varanda formam o cenário perfeito para que os visitantes possam vivenciar o dia a dia no campo. Já no Sítio Indaiá, a proposta é realizar um passeio pelas trilhas da experiência agroflorestal, com identificação das espécies, leitura da paisagem e interações com a natureza.

Outra opção para quem quer esquecer um pouco da vida na cidade grande é o Assentamento das Pastorinhas – uma importante referência de agricultura familiar em Brumadinho. Com cultivos orgânicos e agroflorestais, os moradores convidam a conhecer suas hortas, suas árvores frutíferas e áreas de mata atlântica nativa. Depois do passeio, um café com produtos locais e histórias únicas das Pastorinhas.

Para os amantes do turismo de aventura, a Taberna do Leão é o destino perfeito. O anfitrião Roberto guia aventureiros experientes e iniciantes por trilhas de diferentes graus de dificuldade. Uma das mais belas leva à Cachoeira Seca, de onde é possível apreciar uma paisagem de tirar o fôlego.

Reduto da cerâmica

Com uma tradição ceramista influenciada pelo trabalho da japonesa Toshiko Ishii, que viveu na região a partir dos anos 1970, Brumadinho guarda uma das mais representativas produções ceramistas do Brasil. Espalhados por dezenas de ateliês, artistas de diversas partes se inspiram na natureza para produzir peças utilitárias e de arte que se destacam pela beleza, originalidade e técnicas empregadas.

É o caso de Eny Amorim, conhecida por suas peças exclusivas criadas a partir de técnicas como o Raku e a Queima de Buraco. Instalado em um lindo mirante na Serra da Moeda, o ateliê recebe o público para vivências que incluem um delicioso café e um incandescente pôr do sol.

No Cerâmica Raiz, todas as peças produzidas por Cecília Gobbo e Lenine Lucas utilizam matéria-prima do entorno. A argila extraída do riacho vizinho recebe pigmentos naturais das pedras do quintal. As peças são moldadas pelas curvas das cabaças ou texturizadas pelos veios das folhas colhidas na horta. “Buscar a matéria-prima na natureza traz muito aprendizado”, afirma Cecília. Aos curiosos e interessados pela arte da cerâmica, o casal abre as portas de seu sítio e compartilha todo o processo – da extração do barro à modelagem e queima da cerâmica.

Reconhecido internacionalmente por seu trabalho, exposto em galerias e museus de diversos países, o artista alemão Benedikt Wiertz transita entre a cerâmica artística e a utilitária em seu ateliê no distrito de Suzana. “Tenho o mesmo prazer e empenho na criação das peças independente do enquadramento como artística ou utilitária. Em diversos dos meus trabalhos e projetos, ambas áreas se juntam, sobrepõem e se nutrem uma da outra”, explica. Entre os utilitários, destacam-se os potes de fermentação, famosos entre chefs de cozinhas de todo o país. É com eles que Joseane prepara pratos como kimchi, chucrute e kombucha. O casal mistura seus talentos para criar experiências abertas ao público interessado em arte, gastronomia e natureza.

Catálogo Céu de Montanhas

Lançado em julho deste ano, no Inhotim, Céu de montanhas é um catálogo assinado pelo designer mineiro Ronaldo Fraga que reúne 29 vivências de turismo rural e de base comunitária em Brumadinho. Desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, a coletânea é resultado de um amplo trabalho de mapeamento, assessoria técnica e sistematização da oferta de turismo rural e de base comunitária na região.

Durante mais de um ano, Ronaldo Fraga e uma equipe composta por especialistas nas áreas de gastronomia, vivências turísticas e design têxtil atuaram com os empreendedores da região a fim de identificar e aprimorar os potenciais locais. Foram mais de 800 horas técnicas de assessoria, e 200 horas técnicas de formação, 15 meses de assessoria e acompanhamento e 119 pessoas beneficiadas diretamente.

Segundo Daniele Teixeira, analista de Sustentabilidade da Vale, o catálogo foi pensado para diversificar e sistematizar a oferta de turismo rural e base comunitária da região e facilitar o acesso do turista aos atrativos. “Nossa ideia é fechar parcerias com grandes operadoras do país, além de comercializar as vivências de forma online. Essa ação busca ampliar o tempo de permanência do visitante que vai a Brumadinho e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local”.

A coletânea está disponível no Instagram @ceudemontanhas e no site www.ceudemontanhas.com.br, onde constam informações detalhadas sobre os serviços e dados de contato dos produtores para compras e reservas.

Fonte:

Deixe seu comentário