Portal da Cidade Brumadinho

VISITE O INHOTIM

INHOTIM reserva muitas atrações neste mês

Aproveitando a temática de abril, mês em que se comemora o “Dia da Terra” vamos contar algumas curiosidades sobre a obra Sonic Pavilion, o SOM DA TERRA.

Publicado em 18/04/2023 às 07:30
Atualizado em

(Foto: Inhotim/Divulgação)

Desde dezembro de 2021, o Inhotim, em curadoria conjunta com o Ipeafro, abriga o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, que estão instalados na Galeria Mata em quatro atos (2021-2023). Inaugurado em 18 de março de 2023, o Terceiro Ato: Sortilégio apresenta ao público mais de 180 obras, incluindo documentos, livros, trabalhos de Abdias e de artistas como Mestre Didi, Rubem Valentim, Melvin Edwards, Regina Vater, Emanoel Araujo, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger.

A exposição Terceiro Ato: Sortilégio tem seu título inspirado na primeira peça teatral escrita por Abdias, em 1951, e marca o início de sua produção artística ligada às tradições afro-diaspóricas. Ela apresenta um recorte de produções de Abdias Nascimento entre 1968 e 1981, período que marcou seu exílio e o tornou referência da arte negra brasileira no exterior.

Abdias estabeleceu uma mudança de paradigmas nas artes visuais, ao fundir símbolos e linguagens das tradições afro-diaspóricas com as influências das paisagens e cenas por onde transitava. Com um núcleo dedicado a Exu, Orixá da comunicação e guardião dos caminhos, a trajetória de Abdias se funde com as características da entidade, uma vez que ele exerceu um papel essencial na difusão da arte negra brasileira no exterior, expandindo para a arte o entendimento do Candomblé como uma concepção de vida e filosofia do universo.

Inhotim no Território

No dia 25 de março, a equipe do Educativo Inhotim se movimentou para aumentar as adesões ao programa Nosso Inhotim. A ação ocorreu na Comunidade Quilombola de Marinhos, com o polo de atendimento na AMA (Associação dos Moradores e Amigos da Comunidade Quilombola de Marinhos), com a presença dos líderes das comunidades locais, que atuaram como facilitadores para a efetivação e as conversas com os novos cadastrados. Durante o evento, foram exibidas publicações do instituto, sementes de espécies do Jardim Botânico e distribuídas “bombas de sementes”, uma técnica utilizada para o cultivo e recuperação de áreas degradadas.

Destaque da Programação Educativa de abril

A Mediação em Ponto terá sua próxima parada na Galeria Claudia Andujar, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril. O Educativo Inhotim irá estimular reflexões que se relacionem com o tema da celebração, além de promover discussões em torno das obras da artista que estão expostas no local.

MEDIAÇÃO EM PONTO GALERIA CLAUDIA ANDUJAR

Quando: dia 19 de abril

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Galeria Claudia Andujar (G23)

Público: Livre

Nosso Acervo: Sonic Pavilion

Você sabia que a Terra emite sons? Já parou para escutar o “som da Terra”? Aproveitando a temática de abril, mês em que se comemora o “Dia da Terra” vamos contar algumas curiosidades sobre a obra Sonic Pavilion (2009), de Doug Aitken.

Inaugurada em 2009, a galeria é o resultado de um processo de cinco anos entre pesquisa, projeto e construção da obra Sonic Pavilion, por aqui mais conhecida como Som da Terra. No centro da galeria, há um orifício de 202 metros de profundidade, por onde passam um conjunto de microfones que captam os sons da terra. Transmitido em tempo real, os ruídos emitidos ocupam todo o ambiente. Os vidros da galeria são revestidos de um filtro que torna a paisagem – de vales a montanhas – nítida quando vista de frente, e difusa quando observada a partir de qualquer outro ângulo.

Os feriados de abril são uma ótima oportunidade para explorar Inhotim e seus acervos abundantes de arte e botânica, que se integram harmoniosamente aos sons da natureza. Inhotim está aberto de quarta a domingo, e conta com uma programação educativa especial. Não deixe de conferir!

Fonte:

Deixe seu comentário