Portal da Cidade Brumadinho

SEM ESTABILIDADE

Brumadinho tem quatro estruturas entre as 21 barragens de mineração embargadas em MG

Levantamento da ANM mostra aumento no número de barragens sem declaração de estabilidade no estado em relação à campanha anterior

Publicado em 09/07/2026 às 12:00

Emicon Mineração e Terraplenagem não apresentou novamente as declarações (Foto: Emicon)

Quatro estruturas localizadas em Brumadinho estão entre as 21 barragens de mineração embargadas em Minas Gerais por falta da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) ou pelo envio do documento sem a confirmação de estabilidade. As informações constam em relatório da Agência Nacional de Mineração (ANM), elaborado com base na campanha do primeiro semestre de 2026.

O levantamento considera as declarações que deveriam ser encaminhadas ao Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) entre os dias 1º e 31 de março. Segundo a ANM, Minas Gerais reúne metade das barragens embargadas existentes no país.

Em comparação com a campanha do segundo semestre de 2025, o número de estruturas embargadas no estado aumentou. Na ocasião, eram 16 barragens nessa condição; agora, o total chega a 21.

Em Brumadinho, a Emicon Mineração e Terraplenagem não apresentou novamente as declarações referentes às barragens B1A e Quéias e aos diques B3 e B4, mantendo as quatro estruturas na lista de embargo.

A Vale aparece com seis barragens sem estabilidade atestada, distribuídas entre os municípios de Barão de Cocais, Mariana, Nova Lima e Ouro Preto. Também permanecem na relação a barragem Serra Azul, da ArcelorMittal Brasil, em Itatiaiuçu, e as estruturas Bacia Nestor Figueiredo e D4, da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas.

O relatório também registra que a Topázio Imperial Mineração e a Extrativa Metalurgia deixaram de atestar a estabilidade de suas barragens nesta campanha, após terem apresentado a documentação anteriormente. Situação semelhante ocorreu com a Mineração Germinal e a Morro Agudo Minerais, que não enviaram a DCE à ANM.

A Green Metals voltou a não encaminhar a declaração da barragem Mãe D'Água, em Nova Era, enquanto a Mineração Santa Cruz passou a integrar a lista após não apresentar a documentação do dique Santa Cruz, em Ouro Preto.

Por outro lado, duas estruturas da Vale deixaram de constar entre as barragens embargadas após terem a estabilidade confirmada: Norte/Laranjeiras, em Barão de Cocais, e Pontal, em Itabira.

Fonte: André Vince

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp