Portal da Cidade Brumadinho

ÓLEOS ESSENCIAIS

Saiba os benefícios em usar o óleo essencial de alecrim

No Papo de Especialista, a Terapeuta Integrativa Stefani Rezende nos explica a importância dos óleos essenciais diariamente.

Publicado em 11/10/2021 às 11:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Os óleos essenciais são extratos de plantas aromáticas e representam a forma mais concentrada da planta - é a sua energia vital. Eu sempre digo que o óleo essencial é a essência da planta cuidando da nossa essência. Para a planta, o óleo é essencial: é a sua vida, pois ele a protege tanto contra o calor, quanto doenças e predadores, sendo responsável também pelo seu aroma. Para nós, seres humanos, os óleos essenciais são um caminho, quem sabe, para buscarmos a nossa essencialidade e, como resultado, também podemos nos proteger e tratar doenças. Quem ainda não viu pode clicar, na nossa última matéria, onde entendemos um pouco o que são, como é feita a extração e onde eles atuam em nosso sistema. Ah e ainda tem dicas de uso do óleo essencial de lavanda, um dos mais conhecidos do mundo.

Hoje falaremos sobre os benefícios e uso do óleo essencial de ALECRIM.

Um pouco de história...

O Alecrim é uma das espécies aromáticas com maior emprego desde os tempos remotos, isso se deve a suas propriedades medicinais, comestíveis e aromáticas. Diz a lenda que originalmente as flores eram brancas, mas se tornaram azuis quando a Virgem Maria pendurou seu manto azul em um arbusto de Alecrim. Os primeiros arbustos foram introduzidos nos Alpes pelos monges, sendo muito populares nos jardins monásticos. Para os gregos e os romanos, o Alecrim simbolizava amor e morte e essas associações permaneceram com a planta através dos tempos. Estudantes gregos usavam grinaldas de Alecrim para melhorar sua memória quando se preparavam para exames.

O óleo essencial foi obtido por destilação pela primeira vez em 1330, graças às investigações de Ramon Llull. A partir de então ficou popularmente conhecido pela famosa "água da rainha da Hungria". O Alecrim tem um nome poético: marinus quer dizer marinho em latim e ros significa orvalho. Portanto, rosmarinus (seu nome cientifico) é o orvalho do mar. Algumas mulheres no mediterrâneo secam suas vestes brancas em cima do Alecrim, não somente porque o sol faz o Alecrim liberar um aroma agradável à roupa, mas porque também é bom para espantar traças. Há ainda a lenda que diz que, se uma casa possuir um arbusto de Alecrim à porta e este arbusto for abundante, esta família é muito hospitaleira. Muito usado como uma planta de proteção e limpeza energética.

Entre suas propriedades destacaremos...

O óleo essencial de alecrim é muito utilizado para estimular o cérebro, melhorando a memória e a clareza mental. Quando este óleo possui um alto teor de cânfora, é considerado o óleo essencial dos estudantes, pois estimula o sistema nervoso central favorecendo a concentração. Também é um grande auxiliar no tratamento dos problemas respiratórios, pois oferece alívio do congestionamento da garganta, nos sintomas de alergias, resfriados e gripe. Traz benefícios para a pele, agindo desde a hidratação até ao estímulo de colágeno. Seu aroma age nas terminações nervosas, liberando acetilcolina (substância que auxilia na defesa da pele); e pode contribuir no tratamento de pequenas feridas, queimaduras e acne. É ótimo para a circulação sanguínea e ajuda a minimizar as estrias e celulites. Por possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-caspa, oferece benefícios para a saúde dos cabelos, combatendo a oleosidade e a caspa. Fortalece nosso sistema imunológico e elimina as toxinas presentes em nosso organismo, devido a suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Atua também no combate à dor de cabeça. Incrível né, muito poderoso.

E como usar em nosso dia a dia?

Obs; Antes de utilizar o óleo sobre a pele, faça um teste de sensibilidade. Aplique 1 ou 2 gotas da substância na parte interna do antebraço, e espere alguns minutos. Em caso de vermelhidão ou sensibilização, lave a região em água corrente e suspenda o uso do produto.

• Para melhorar a memória e concentração; No seu escritório você pode deixar seu aromatizador com 6 a 15 gotinhas do óleo. Para dias de provas, exames ou estudos, use 1 a 2 gotinhas no seu colar difusor.

• Para saúde bucal, tchau caries: pingue 20 gotas do óleo essencial de alecrim em uma xicara com agua destilada (200ml), faça bocejos diariamente.

• Para alivia a indigestão; o alivio dos sintomas de indigestão pode se ter ao tomar banho com 6 gotas do óleo em uma banheira, ou massagear o abdômen com óleo vegetal (coco, uva, amêndoas) + 2 gotinhas do óleo essencial de alecrim.

• Para estimular o crescimento do cabelo; em seu shampoo pingue algumas gotinhas do óleo essencial de alecrim (máximo 6) ou aplique o diretamente em seu couro cabeludo, com algum óleo de sua preferência, pode ser o de coco com exemplo, 6 gotas para cada colher de sopa do óleo vegetal, massageie bem de 15 em 15 dias.

• Para alivio de dores: Dilua de 2 a 6 gotas para cada colher de sopa de óleo vegetal (coco, amêndoas, uva) ou creme base (neutro) e aplique no local pretendido, massageando de forma circular até o óleo ou creme ser absorvido.

• Limpeza do corpo: O óleo pode ser acrescentado aos sabonetes e sais de banho, além de proporcionar aroma ele contribui para eliminação de bactérias e até de micoses.

Viu como é simples, essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades de usos que temos com esse óleo poderoso. Lembro que assim como tudo na natureza o óleo essencial de Alecrim pode possuir algum efeito negativos para certas pessoas, principalmente se uso for constante e exagerado.

É contra indicado para: Gravidas, hipertensos, Epilepsia, mães amamentando, e sempre dilua para usar na pele, não indicamos a ingestão de nenhum óleo essencial.

Use conscientemente e aproveite ao máximo os benéficos da essência da planta para sua essência. Óleo essencial um vidrinho poderoso.


Stefani Rezende (CRAEMG 2706)

Samambaia Terapias

Terapeuta Integrativa. Atua com acupuntura, auriculo, massoterapia, Reiki e aromaterapia em Samambaia Terapias Integrativas. 

Fonte:

Deixe seu comentário