Portal da Cidade Brumadinho

PAPO DE ESPECIALISTA

Você já ouviu falar sobre Acantose Nigricans?

Nutricionista Viviane Ferreira explica sobre o surgimento das manchas escurecidas pelo corpo

Publicado em 31/08/2023 às 14:30
Atualizado em

(Foto: Arquivo Pessoal)

Manchas escurecidas nas axilas, pescoço, virilhas e abaixo das mamas, podem ser um sinal de alerta para pré-diabetes. Estas manchas são chamadas de Acantose Nigricans, um espessamento da pele e hiperpigmentação não-contagiosas. Seu aparecimento pode estar relacionado a diversos fatores, como: hipotireoidismo (doença da tireoide), presença de tumores (mais raro), causas hereditárias, síndrome dos ovários policísticos e uso de anticoncepcionais. Entretanto, as causas mais comuns são a obesidade, o sedentarismo e maus hábitos alimentares.

A formação dessas manchas se deve ao que chamamos de resistência à insulina (hormônio que coloca a glicose para dentro das células), impedindo assim que a mesma cumpra sua função, aumentando a glicemia no sangue e levando ao desenvolvimento da diabetes. Com o aumento da insulina na circulação sanguínea, ocorre a rápida proliferação do crescimento de queratinócitos e melanócitos, levando ao escurecimento da pele.


O tratamento é variável, e dependendo da causa, pode ser realizado com dieta específica e prática de exercícios físicos. Em casos de maior resistência, o tratamento estético é feito com laser, dermoabrasão e cremes clareadores para atenuação. Porém, como já foi dito, é preciso investigar as causas do aparecimento das manchas. Para o tratamento e, acima de tudo, prevenção de doenças futuras, procure um médico para ajudar no diagnóstico e um bom nutricionista para seu tratamento nutricional!


Saiba mais

Se você quer saber sobre o assunto ou temas relacionados à Nutrição, entre em contato com a especialista Viviane Ferreira pelo (31) 99888-7395.


Fonte:

Deixe seu comentário