Portal da Cidade Brumadinho

FOMENTO

Programa que valoriza a gastronomia local ganha força com adesão de empresários

O programa tem como principal objetivo fomentar a culinária local, tornando-a um conteúdo comercial e fomentador de turismo.

Publicado em 01/07/2022 às 10:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Marcando o encerramento da primeira etapa do Programa Primórdios da Gastronomia Mineira, viabilizado por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Senac-MG, foi realizado evento na quarta-feira 29/06, no Distrito de Casa Branca, em um restaurante que compõe o corpo de participantes do projeto.

Criado para resgatar a gastronomia de origem das cidades mineiras, que nada mais é do que aquele elemento que o município produz por vocação, como mexerica milho, entre outros produtos presentes na mesa do Brumadinhense, o programa tem como principal objetivo fomentar a culinária local, tornando-a um conteúdo comercial e fomentador de turismo.

“A ideia é transformar toda essa matéria-prima em produtos que possam ser usados em nossa gastronomia local, e os nossos restaurantes possam se beneficiar de tudo isso. Hoje, é um marco deste programa, porque é a apresentação dos resultados da fase investigativa, onde se levantou todo o potencial culinário existente dentro do território de Brumadinho e, a partir disso, serão direcionadas as próximas etapas do programa”, salientou Pedro da Silva, Turismólogo.

Contando principalmente com a presença de pequenos produtores que, em sua maioria realizam uma produção 100% artesanal, a equipe do Senac apresentou os resultados investigativos e compartilhou conhecimentos técnicos para os participantes.

“Nós somos o maior município da região metropolitana e estamos perto do terceiro maior mercado consumidor do país, que é Belo Horizonte. Então, nós temos muito espaço para crescer por meio da sustentabilidade agregando valor ao que nós produzimos e dentro disso, também gerar renda”, observou Pascoal Filho, produtor rural.

As próximas etapas do programa serão de capacitação dos participantes por meio de cursos ofertados pelo próprio Senac, onde o contato com processos de produção, criação de pratos e, até mesmo, marketing serão oferecidos. 

Fonte:

Deixe seu comentário