Portal da Cidade Brumadinho

MUSICALIDADE

“Estou velho para aprender a tocar um instrumento musical?”

Pessoas adultas podem e conseguem aprender do zero a tocar um instrumento musical. Leia o artigo feito por André Luis, graduado em Violão Erudito - UFSJ

Publicado em 06/09/2021 às 11:30
Atualizado em

André Luis Gomes de Oliveira Proprietário do Estúdio Atmosfera - Aulas de Música e Gravação Musical

Música é um universo sem fim de possibilidades a serem abordadas, vivenciadas e discutidas. Nessa ocasião abordo o tema: “estou velho para aprender a tocar um instrumento musical?”

Após dar aula de música (principalmente de violão e guitarra) por 19 anos para uma faixa etária que variou de 6 a 79 anos de idade posso quebrar esse mito que desencoraja muitas pessoas de começar a tocar um instrumento musical.

Pessoas adultas podem e conseguem sim aprender do zero a tocar um instrumento musical.

Uma criança quando nasce em uma família de músicos pratica muito, ouve, toca, então dá-se a impressão que ela nasceu com o dom.

Não existe uma pessoa que apenas com o dom e sem prática aprendeu um instrumento musical. E é nesse ponto que está o principal motivo do aprendizado ou desistência do adulto. O adulto consegue aprender música como qualquer outra coisa que ele dedicar o seu tempo para aprender.

Muitas vezes a vida corrida do adulto faz com que ele dedique muito pouco ao estudo musical. Essa prática muito baixa gera poucos resultados, com pouco resultado acaba desistindo e reforça o mito que adulto não aprende mais.

A dedicação de tempo necessária para que qualquer pessoa aprenda a tocar um instrumento é 45 minutos diários de treino. Se você consegue ter esse tempo e um professor de música para auxiliá-lo você vai aprender.

André Luis Gomes de Oliveira

  • Proprietário do Estúdio Atmosfera - Aulas de Música e Gravação Musical
  • Graduado em Violão Erudito - UFSJ
  • Violão Popular, Arranjo, Engenharia de Áudio & Produção Musical - Bituca
  • @estudioatmosferamusica


Fonte:

Deixe seu comentário