Portal da Cidade Brumadinho

ENERGIA SOLAR

A importância da energia solar fotovoltaica para nós, meros consumidores

O Engenheiro Eletricista Klaus Ronan traz aqui, no Papo de Especialista, uma dica para fugirmos das contas caras da CEMIG

Publicado em 20/09/2021 às 13:36
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

A energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável, gerada pela luz e calor que vêm do sol e que traz inúmeros benefícios ao meio ambiente como: a redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão e petróleo) de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais.

Esse sistema é acessível a qualquer consumidor como alternativa economicamente viável, pois reduz significativamente os impactos das variações tarifárias das distribuidoras de energia, chamada de inflação energética.

Por não conter partes móveis, o sistema tem um nível muito baixo de ruídos e danos, durando décadas, tendo apenas como manutenção a limpeza das placas solares, feita na maioria das vezes, com água e sabão neutro.

Existe no mercado atual várias marcas de equipamentos, mas é preciso atentar à Assistência Técnica, pois a maioria desses equipamentos são importados e descartáveis, o que faz com que o seu sonho de sustentabilidade vire um pesadelo financeiro. Por isso, consulte sempre um profissional e não um vendedor.

Lembre-se, o sistema solar fotovoltaico não polui, é um recurso totalmente renovável, quase não precisa de manutenção, é silencioso, pode ser usado em áreas isoladas da rede elétrica, muito fácil de instalar e tem baixo custo de manutenção.

Economicamente, esse sistema reduz a fatura da concessionária local (Cemig), no exemplo de Minas Gerais, ao seu patamar mais baixo, onde o consumidor cativo continua pagando a taxa de iluminação pública e a disponibilidade que varia de acordo com seu medidor (monofásico, bifásico ou trifásico). A energia, que é o valor mais caro na fatura deixa de existir, por isso o sistema virou o “queridinho do momento”.

Os aumentos sucessivos de preços da energia estão motivando o aumento pela procura desse sistema, aumentando a concorrência e diminuindo os valores dos

equipamentos.

Se você está com dúvidas sobre esse sistema que veio para ficar, aconselho consultar um profissional, adquirir seu sistema e ser feliz sem se preocupar com aumento da conta de energia.




Klaus Ronan

Engenheiro Eletricista - CREA MG 220280

Especialista em Gestão de Projetos
Instagram | LinkedIn | (31) 9 9555-6070

Fonte:

Deixe seu comentário