Portal da Cidade Brumadinho

PAPO DE ESPECIALISTA

A música e seu impacto no cérebro

Já pensou sobre como a música impacta dentro de nosso cérebro? Leia o artigo feito por André Luis, graduado em Violão Erudito - UFSJ e saiba mais:

Publicado em 28/10/2021 às 16:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Cada área do cérebro é responsável por uma determinada função. O hemisfério esquerdo é o responsável pela linguagem, pensamento lógico, cálculo, análise e solução de problemas. O hemisfério direito controla as habilidades não verbais, a intuição, a imaginação, a criação, entre outras.

A prática de música requer múltiplas funções cerebrais, como a função auditiva para escutar, perceber os timbres, as frequências; a função visual para ler uma cifra ou partitura; a função motora para tocar um instrumento e as funções cognitivas para entender os encadeamentos harmônicos, escalas, padrões rítmicos; além da parte emocional para interpretar e dar sentido à música. A pratica musical por ser uma atividade que envolve várias áreas do cérebro ao mesmo tempo, trabalha os dois hemisférios do cérebro.

Vários estudos já comprovaram que essa necessidade de trabalhar os dois lados do cérebro faz com que o corpo caloso (que faz a ligação entre os dois hemisférios do cérebro) seja anatomicamente maior entre os praticantes de música. Ao ativar as várias partes do cérebro, as inúmeras sinapses estimulam o desenvolvimento de cada área cerebral gerando uma série de benefícios para uma pessoa que pratica um instrumento musical regularmente.

Finalizo colocando alguns dos benefícios que a musica traz (principalmente para quem estuda um instrumento): otimiza o desenvolvimento cognitivo, reduz estresse, ansiedade (devido a liberação de dopamina), auxilia coodenação motora, memória, comunicação/linguagem, criatividade, contribui na socialização, disciplina, concentração, entre outros.


André Luis Gomes de Oliveira

  • Proprietário do Estúdio Atmosfera - Aulas de Música e Gravação Musical
  • Graduado em Violão Erudito - UFSJ
  • Violão Popular, Arranjo, Engenharia de Áudio & Produção Musical - Bituca
  • @estudioatmosferamusica

Fonte:

Deixe seu comentário