Portal da Cidade Brumadinho

ÓLEOS ESSENCIAIS

Benefícios e uso dos óleos essenciais em nosso dia a dia

No Papo de Especialista, a Terapeuta Integrativa Stefani Rezende nos explica a importância dos óleos essenciais diariamente.

Publicado em 10/09/2021 às 15:30
Atualizado em

Os óleos essenciais vêm ganhando cada vez mais espaço, a cada dia ficam mais conhecidos, e estão fazendo parte da rotina de mais e mais pessoas. Com tantos benefícios e suas inúmeras formas de uso não poderia ser diferente. E você já conhece os poderosos óleos essências, e como podem nos beneficiar no dia a dia? Ainda não? Então vem com a gente que essa informação vale ouro. E se você já conhece, poderá utilizar as dicas em seu uso no dia a dia.

Vamos entender um pouco?

Os óleos essenciais são substancias sintetizadas armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia, pois agem no sistema límbico. São extremamente concentrados, obtidos por meio de técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Retirados das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos de plantas. Para se ter uma ideia de quão concentrados são, na maioria das espécies são necessários mais de 300 quilos de planta para se extrair 1 litro de óleo essencial. Por isso sempre enfatizo o uso consciente, e optar sempre por marcas 100% vegetais e registradas.

Hoje vamos aprofundar no uso do óleo essencial de LAVANDA que é um dos mais conhecidos do mundo, e também um dos mais versáteis quando pensamos em cuidados pessoais. Muito citada por sua cor e aroma a lavanda e seu óleo essencial podem proporcionar incríveis benefícios para a saúde. O nome “lavanda” deriva de raiz latina “lavare”, que literalmente significa “lavar”. O uso mais antigo da lavanda data do antigo Egito. Lá o óleo essencial de lavanda desempenhou um papel no processo de mumificação. De suas propriedades as principais são: analgésica, antidepressiva, antisséptica, antiviral e sedativa.

Juntas essas qualidades o tornam poderoso contra ansiedade enquanto trabalha a favor da saúde: ao reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono, ele potencializa o funcionamento do sistema imunológico. Por isso vai uma dica: na dúvida de qual óleo essencial escolher para ser seu primeiro, vá de LAVANDA. Ele é um dos óleos essenciais para se ter em casa, seja na mesinha ao lado da cama na caixinha de primeiros socorros, ou na bancada de higiene pessoal e beleza. Pois além de deixar o ambiente com aroma fresco, agradável e relaxante ele ainda vai ajudar a manter os resfriados bem longe.

Algumas dicas de uso no dia a dia:

• Sono de qualidade; para garantir uma noite de sono tranquilo, pingue no travesseiro, um pouco antes de se deitar, uma (1) ou duas (2) gotinhas.

• Xô estresse; tem dias que nos sentimos mais estressados com a rotina, uma boa opção para esses dias é ao chegar em casa e for tomar seu banho morno (ou quente) pingar duas (2) gotas no chão do box. O vapor da água vai criar uma sauna relaxante.

• Casa Relax; Há muitos difusores de ambientes disponíveis, escolha o que melhor te atenda (lembrando de escolher os ultrassônicos próprios para óleos essenciais) pingue de seis (6) a oito (8) gotas e deixe no cômodo que preferir. Muito indicado para os quartos momentos antes de se deitar.

• Calma 24hrs; adote um colar difusor, e pingue duas (2) gotinhas e permaneça com ele durante seu dia. A dica é boa para apresentações, reuniões ou encontros de muita expectativa.

• Toque Relaxante; para massagens e automassagens é a escolha perfeita. Use de uma (1) a três (3) gotas para cada colher (sopa) de óleo vegetal da sua escolha (coco, amêndoas uva...) e faça a massagem nas partes desejadas, o pé é uma ótima dica, pois de acordo com a reflexologia você trabalha o corpo todo, depois pode colocar uma meia e ir dormir tranquilamente.

• Beleza realçada; em seus tratamentos com argila você pode pingar uma (1) gota, para potencializar sua argila. Por este óleo ser um estimulante de colágeno a pele sempre agradece.

Viu só quantas maneiras de aproveitar os variados benéficos da lavanda, e sem sair da sua rotina diária? E são apenas algumas formas de uso. Se permita conhecer um pouco mais deste mundo que auxilia tanto em nossa saúde e bem-estar de forma natural e não evasiva. Óleo essencial, um frasquinho poderoso.


Stefani Rezende (CRAEMG 2706)

Samambaia Terapias

Terapeuta Integrativa. Atua com acupuntura, auriculo, massoterapia, Reiki e aromaterapia em Samambaia Terapias Integrativas. 

Fonte:

Deixe seu comentário