Portal da Cidade Brumadinho

HOME OFFICE

Meu escritório é em casa. E agora?

No Papo de Especialista de hoje, Aline Soares Ferreira, Psicóloga e Orientadora de Carreira, fala sobre a nova realidade de muitos: o home office

Publicado em 01/10/2021 às 11:22
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Há alguns anos o home office existe e é uma prática adotada por empresas e seus executivos. Sabíamos que esta era uma tendência, um caminho inevitável que motivaria questionamentos ao modelo de trabalho tradicional, porém, o que não sabíamos é que esta revolução aconteceria de forma tão rápida e abrupta. A chegada da pandemia só acelerou um futuro que já estava previsto, mas fomos pegos de surpresa e, portanto, fomos obrigados a nos reinventar e adaptar.

Se por um lado o home office nos oferece mais flexibilidade, por outro pode gerar altos picos de stress e esgotamento mental em nome da produtividade. Há também aqueles que adotaram um formato de vida nômade, onde conseguem trabalhar de qualquer lugar, o chamado anywhere office. Mas, se os limites entre vida pessoal e profissional não forem respeitados, podemos nos tornar reféns do trabalho em ambos.

Todo este contexto de mudanças refletiu na vida, no comportamento e na relação das pessoas com o trabalho. A nova realidade se apresenta através de um mundo híbrido trazendo inúmeros desafios. O momento é de transição e exige alguns cuidados fundamentais para o não adoecimento psíquico e relacional.

É imprescindível nos atentar para o fato de que sem saúde mental não há produtividade. Sendo assim, a liberdade conquistada nos novos formatos de trabalho deve também levar em consideração aspectos individuais para que a autocobrança por resultados não seja um fator desgaste emocional.

Respeito à individualidade, organização, saber dizer não, realizar pequenas pausas durante a rotina de trabalho, pedir ajuda, diminuir a autocrítica, planejar o tempo estrategicamente, saber negociar e se posicionar diante de demandas irreais são alguns dos comportamentos que podem ser adotados para um dia a dia de trabalho mais leve e produtivo.

Lembre-se: O maior legado que você pode deixar para sua família é uma versão saudável de si mesmo.



Aline Soares Ferreira

Psicóloga e Orientadora de Carreira – CRP 04/19375

Instagram | Linktree | Site Humannia sobre a carreira

Fonte:

Deixe seu comentário