Portal da Cidade Brumadinho

INFLAÇÃO

No papo de especialista de hoje vamos tentar simplificar a inflação

Mas afinal de contas, qual o impacto dessa inflação em nossas vidas?

Publicado em 30/08/2021 às 15:17
Atualizado em

Lucas Corradi do Carmo

O índice oficial de inflação utilizado pelo governo federal no Brasil é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE ele busca refletir a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos. Segundo última divulgação oficial do IBGE até julho/2021 a inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 8,99%. 

Mas afinal de contas, qual o impacto dessa inflação em nossas vidas?

Se há 12 meses atrás uma família fizesse uma compra mensal de R$1.000,00 no supermercado local e hoje, 12 meses depois retornasse a esse supermercado e repetisse exatamente a mesma compra, dessa vez a família precisaria de R$1.089,90 para conseguir comprá-la ou seja, essa família teve redução do poder de compra ocasionado pelo aumento da inflação. 

A inflação impacta também os investimentos afinal, se o retorno dos seus investimentos não superou a inflação, ele não teve ganho real. Por isso a importância de ter um cuidado em fazer as melhores escolhas para os seus investimentos pois se estiver mal investido, você estará perdendo dinheiro literalmente.  

Existem mecanismos que o governo utiliza para tentar combater a inflação como aumentar a taxa Selic (taxa básica de juros), esse aumento serve para conter e reduzir a inflação na maioria das vezes, mas como nem tudo são flores, esse movimento de aumento na taxa de juros também reduz a atividade comercial no país e consequentemente reduz o crescimento econômico que reduz a arrecadação e por aí vai. 

Equilibrar a inflação com o crescimento do país não é algo tão simples quanto entendê-la, mas você pode cuidar melhor dos seus investimentos buscando auxílio de especialistas.    


Papo de Especialista

Lucas Corradi do Carmo

Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp

Especialista em Investimentos certificado pela Ambima e Ancord com registro ativo na CVM. Bacharel em Administração / Tecnólogo em Gestão Financeira / MBA em Consultoria empresarial.

 Soma 11 anos de experiência no mercado financeiro tendo atuado em financeiras e banco multinacional.

Fonte:

Deixe seu comentário