Portal da Cidade Brumadinho

SUCESSO NA CARREIRA

Quatro passos para o sucesso na carreira e nos negócios

No Papo de Especialista, Aline Soares Ferreira, Psicóloga e Orientadora de Carreira, mostra alguns passos para atingir sucesso

Publicado em 10/12/2021 às 15:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Não existem fórmulas mágicas para encurtar os caminhos para o sucesso na carreira e nos negócios, mas existem ações que podem te ajudar a estar em uma rota mais assertiva. A seguir eu descrevo 4 passos que considero fundamentais para a “sobrevivência” em um mundo profissional competitivo e desafiador. São eles:

1 - Invista no seu autoconhecimento: Mapear e identificar quais são seus maiores bloqueios e crenças e como elas estão impactando na sua trajetória faz toda a diferença para se posicionar de forma sustentável no mercado. Quanto maior seu autoconhecimento maior será seu dominio interior, o que contribui para a construção da autoconfiança e o desenvolvimento da inteligência emocional para lidar com desafios e crises inerentes a carreira e ao mercado. Conectar com a sua essência e seus valores traz mais clareza do que é realmente importante para você, diminuindo o peso das interferências externas que muitas vezes podem te fazer desviar do foco.

2 - Reserve tempo para o planejamento: Construa um plano de desenvolvimento envolvendo competências comportamentais e técnicas que você precisa desenvolver e/ou aprimorar para se destacar. Desta forma você poderá investir em sua melhoria continua periodicamente e de forma direcionada.Também faz parte de um planejamento eficiente uma boa gestão do tempo. Sendo assim, priorize ações que vão te gerar mais resultados.

3 - Mantenha-se focado e atento: É preciso saber selecionar o que você precisa, quais informações são relevantes para você ou seu negócio e merecem sua atenção. Para trilhar um carreira de sucesso você precisa dominar três tipos de foco: foco interno, o foco no outro e o foco externo. Foco interno é a conexão interior, é a sintonia com seus valores e intuições para tomar decisões mais assertivas. O foco no outro facilita nossa capacidade empática, garantindo uma inteligência relacional mais eficiente. O foco externo nos ajuda a navegar no mundo, estando atento as suas mudanças e adaptando-nos mais rapidamente.

4 - Alimente e mantenha uma forte rede de contatos: Nada se faz sozinho! Estabelecer uma rede articulada e com contatos estratégicos pode alavancar seus objetivos e potencializar o sucesso. Toda profissão ou ramo de negócios tem suas referências, esteja atento às oportunidades que podem possibilitar estreitar estas relações. Faça um levantamento de pessoas com as quais você quer criar conexões e concentre foco e energia naqueles que você considera mais relevantes para sua carreira e/ou negócios.

Agora mãos à obra, é hora de construir a sua sorte! Lembre-se que a trajetória em direção ao sucesso não é uma linha reta, então, siga com firmeza, persista e recomece sempre que considerar necessário.





Aline Soares Ferreira

Psicóloga e Orientadora de Carreira – CRP 04/19375

Linktree | Site Humannia sobre a carreira

Fonte:

Deixe seu comentário