Portal da Cidade Brumadinho

POSTURA AO LER

Você já ouviu sobre a ‘Text neck’ ou 'Pescoço de texto'?

O uso constante de celular pode não fazer bem para a sua cervical. Quem explica isso é a fisioterapeuta Neiva Medeiros, no papo de especialista. Confira:

Publicado em 14/09/2021 às 11:30
Atualizado em

A procura para o tratamento das cervicalgias e dores na região superior dos ombros aumentaram nos últimos anos nas clínicas de ortopedia e de fisioterapia. Um importante influenciador desta procura é o uso constante de telefone celular e dispositivos eletrônicos portáteis.

Em média, uma pessoa faz uso de smartphones e tablets de 2 a 4 horas por dia. O termo “pescoço de texto” ou “text neck” é usado para descrever uma lesão de estresse repetitivo ou uma síndrome de uso excessivo, em que a pessoa permanece com a cabeça flexionada para frente e curvada para baixo olhando seu dispositivo eletrônico por longos períodos de tempo.

Nesse sentido, a síndrome do “pescoço de texto” é uma condição patológica da coluna vertebral, que é principalmente causada pela má postura durante o uso excessivo das telas digitais, que causa o desgaste ósseo precoce e acarreta em dores na região cervical (coluna-pescoço) (Cuéllar e Lanman, 2017). A posição inadequada alonga a musculatura que mantém o pescoço elevado, porém mais fracos, e encurtando a cadeia muscular anterior. Assim, a pressão discal aumenta causando degeneração precoce, dor no pescoço, tensão muscular, hérnias discais, formigamento ou dormência de membros superiores e rigidez.

O ideal é sempre trazer o aparelho celular para a altura dos olhos, mantendo o pescoço ereto,ou seja, deve direcionar apenas a visão para a tela e não a cabeça.


É importante tomar cuidado e buscar corrigir sua postura o quanto antes para evitar maiores danos futuros.

Como forma de prevenção, é aconselhável alongar de duas a três vezes por dia. Faça movimentos para aliviar a tensão no pescoço, como o movimento de “sim” e “não” com a cabeça. A caminhada, e outras atividades físicas, se praticadas com frequência, e bem orientadas durante sua realização, ajudam a melhorar a postura.

Entretanto, se as dores do Pescoço de Texto já estiverem instaladas, a saída será recorrer a tratamentos fisioterapêuticos, que podem incluir analgesia, exercícios posturais e alongamentos.



Dra Neiva Medeiros

 Fisioterapeuta

CREFITO-4/311948-F


Fonte:

Deixe seu comentário